A instalar um único ficheiro de aplicação

O metodo privilegiado para instalar programas é através dos gestores de pacotes descritos neste capítulo. Contudo apesar do arquivos de pacotes do Xubuntu serem muito extensos, existem casos em que deseje instalar software que não se encontra disponível nos arquivos do Ubuntu. Se ocorrer esta situação, também pode obter e instalar software de sites de internet.

É importante garantir que todos os ficheiros descarregados da internet provêm de uma fonte segura, antes de os instalar.

Existem muitos tipos de ficheiros de pacotes para Linux. Muitos deles estão associados com os gestores de pacotes específicos de diferentes distribuições de Linux. Temos como exemplos Pacotes Debian files (.deb files), Gestor de Pacotes RPM files (.rpm files), and Tarballs (.tar files).

Esta secção lida com a instalação destes ficheiros únicos.

[Atenção]

Não é garantido que estes ficheiros sejam compatíveis com o seu sistema e não receberá quaisquer actualizações de segurança se os instalar. Por estas razões, se deseja instalar um programa, use sempre um pacote nativo Ubuntu disponível através do gestor de pacotes, quando disponível.

Instalar/Desinstalar ficheiros .deb

Estes ficheiros são Pacotes Debian. Os pacotes associados ao Ubuntu tem o sufixo .deb devido à estreita relação como a distribuição Debian GNU/Linux. Serão necessários privilégios administrativos para instalar um ficheiro .deb. Veja Tarefas Administrativas para mais detalhes.

Para instalar um ficheiro .deb, faça um duplo clique sobre ele. Se preferir usar o Terminal escreva:

sudo dpkg -i package_file.deb

Para desinstalar um ficheiro .deb, desmarque-o na selecção do seu gestor de pacotes. Ou numa Consola, introduza :

sudo dpkg -r nome_pacote.deb

Conversão de ficheiros .rpm para ficheiros .deb.

Um outro tipo de ficheiros de pacotes são os do Gestor de Pacotes Red Hat que possuem o sufixo .rpm. Não é recomendável instala-los num sistema Ubuntu. Na maioria dos casos, um pacote nativo .deb do Xubuntu existe disponível para instalação. Contudo é possivel efectuar uma conversão de pacotes .rpm para .deb usando o programa alien. O .deb resultante será instalado utilizando o dpkg como indicado acima.

  1. Instalar o pacote alien.

  2. Numa Consola, introduza

    sudo alien nome_pacote.rpm

Instalar tarballs

Ficheiros com sufixos como .tar, .tgz, .tar.gz or .tar.bz2 são pacotes conhecidos como tarballs que são de uso generalizados nos sistema Linux e Unix.

Se nenhum pacote nativo do Ubuntu estiver disponível em nenhum dos repositórios do Ubuntu poderá usar a linha de comandos para instalar ou desinstalar o ficheiro tarball.

O primeiro passo é descompactar e extrair o tarball. Se for um ficheiro de sufixo .tgz ou .tar.gz, introduza na Consola o seguinte

tar -xfvz nome_tarball

Depois é necessário seguir as instruções que vêm com o pacote. Estas são, normalmente, encontradas no tarball extraído, num ficheiro chamado README ou INSTALL.

Os tarballs contêm normalmente o código fonte do programa e necessitam de ser compilados para poderem ser usados.

[Nota]

A compilação de programas requer alguns pacotes que não estão instalados por omissão. Pode instalá-los a todos de uma vez instalando o pacote build-essential.