O kernel Linux (pronuncia-se 'linucs') é o coração do sistema operativo Xubuntu. O kernel é uma parte importante de qualquer sistema operativo, pois fornece uma ponte de comunicação entre hardware e software.
O Linux nasceu em 1991 pela mão de um estudante Finlandês chamado Linus Torvalds. Nessa altura, apenas podia ser executado em sistemas i386 e era essencialmente um clone do kernel UNIX criado independentemente, destinado a tirar partido da então nova arquitectura i386.
Hoje em dia, graças ao substancial esforço de desenvolvimento por pessoas de todo o mundo, o Linux corre virtualmente em qualquer máquina moderna.
O kernel Linux ganhou uma importância ideológica bem como técnica. Existe uma comunidade de pessoas que acredita nos ideais do software livre e despende o seu tempo ajudando a tornar a tecnologia de código-fonte aberto tão boa quanto possível.
People in this community gave rise to initiatives such as Xubuntu, standards committees that shape the development of the Internet, organizations like the Mozilla Foundation, responsible for creating Mozilla Firefox, and countless other software projects from which you've certainly benefited in the past.
O espírito do software livre, habitualmente atribuído ao Linux, está a influenciar programadores e utilizadores em todo o lado a conduzir comunidades com objectivos comuns.