Examinando

A maioria dos scanners são suportados automaticamente pelo Xubuntu e deverá ser fácil instalar e usar. Este guia lhe mostrará como usar seu scanner e o que fazer se o Xubuntu não encontrar seu scanner.

Does my scanner work with Xubuntu?

Há três formas de verificar se seu scanner funciona no Xubuntu:

  1. Simplesmente plugue-o e tentar usar! Se ele usa a porta USB, é provável que já esteja funcionando.

  2. Check the Ubuntu Scanner Hardware Support wiki page, which is Ubuntu specific.

  3. Lista do projeto SANE de scanners suportados - O projeto SANE (Acesso fácil ao scanner) fornece a maioria do backends ao software de scanners do Ubuntu.

Usando seu scanner

Na maioria das vezes, o Xubuntu irá detectar seu scanner e você estará apto para usá-lo. Para scanear um documento, você necessita seguir os seguintes passos:

  1. Coloque no scanner o que você quer copiar.

  2. Escolha AplicaçõesGráficosXSane Image Scanner.

  3. Ou então, pressionar o botão do scanner também deve funcionar.

O que quer dizer “Não há dispositivo disponível”?

Há duas razões que podem lhe exibir esta mensagem.

  1. Seu scanner não é suportado pelo Xubuntu. Os tipos mais comuns de scanners não suportados são de antigas portas paralelas ou Multi-Funcionais Lexmark impressora/scanner/fax.

  2. O driver para seu scanner não foi carregado automaticamente.

Instalando manualmente um scanner.

Alguns scanners não possuem drivers completos fornecidos pelo projeto SANE. Ele podem ser utilizados em alguns casos, mas nem todos os recursos devem funcionar.

  1. Assegure-se de que o repositório Universe está ativo. A maneira mais fácil de se fazer isso é pelo Synaptic. Abra o Synaptic escolhendo AplicaçõesSistemaGerenciador de Pacotes Synaptic. Na lista de menus selecione PreferênciasRepositórios. Selecione a caixa perto de Universe se não estiver previamente selecionada. Clique em Fechar e clique em Recarregar para obter a listagem de pacotes mais nova.

  2. Localize os drivers buscando através do Synaptic. Clique em Procurar, então digite libsane-extras na caixa de diálogo e pressione Procurar.

  3. Edite o /etc/sane.d/dll.conf e ative o driver correto para seu scanner. Você também pode fazer isso pressionando Alt-F2 no seu teclado e digitando sudo gedit /etc/sane.d/dll.conf e apertando Executar. Procure pelas linhas que dizem:

    								# Os seguintes backends não fazem parte da distribuição SANE
    	# mas estão presentes no pacote Debian libsane-extras
    							

    A seguir, encontram-se diversas linhas comentadas (# no início da linha). Retire o comentário (apague o #) da linha correspondente ao seu scanner.

  4. Inicie o XSane e comece a scannear.

[Nota]

Devido à forma como o hotplugging funciona no Xubuntu, você pode precisar plugar o scanner depois que o computador for inicializado. Se você estiver com problemas para enxergar o scanner, você pode tentar isso.

XSane Image Scanner

Você pode usar o XSane para controlar o scanner e realizar a aquisição de imagens a partir do mesmo. Ele pode inclusive salvar suas imagens scaneadas como documentos de múltiplas páginas, ao invés de muitos arquivos de um página. O website do aplicativo Xsane contém mais informações.

  • Para iniciar XSane escolha AplicaçõesGráficosXSane Image Scanner.

[Nota]

O XSane também pode ser utilizado de dentro do GIMP; clique em ArquivoAdquirirXSane para digitalizar diretamente para dentro de uma imagem.