Instalando um único arquivo de pacote

O método preferencial para instalação de programas é através dos gerenciadores de pacotes descritos neste capítulo. Mas, apesar dos repositórios de pacotes do Xubuntu serem muito grandes, é possível que você queira instalar um pacote que não esteja disponível nos repositórios do Ubuntu. Se isso acontecer, você pode instalar arquivos obtidos em websites.

É importante que você assegure que qualquer arquivo que você baixar da internet provêm de uma fonte segura, antes de instalá-lo.

Existem vários tipos diferentes de pacotes de arquivos para Linux. A maioria deles está associada com o gerenciador de pacotes específico da distribuição Linux. Exemplos são os Pacotes Debian (arquivos .deb), Gerenciador de Pacotes RPM (arquivos .rpm files) e os Tarballs (arquivos .tar.

Esta seção lida com a instalação destes arquivos únicos.

[Atenção]

Não é garantido que estes arquivos sejam compatíveis com o seu sistema e não receberão quaisquer atualizações de segurança se você instalá-los. Por estas razões, se você deseja instalar um programa, use sempre um pacote nativo do Ubuntu disponível através do gerenciador de pacotes, se o mesmo estiver disponível.

Instalar/desinstalar arquivos .deb

Estes arquivos são pacotes do Debian. Os pacotes de arquivos com o Ubuntu têm a extensão .deb por causa da semelhança entre o Xubuntu e a distribuição Debian GNU/Linux. Você precisará de privilégios administrativos para instalar um arquivo .deb. Veja Tarefas administrativas para maiores detalhes.

Para instalar um arquivo .deb, dê um duplo-clique nele. Se você preferir usar um Terminal, digite:

sudo dpkg -i pacote.deb

Para desinstalar um arquivo .deb, desmarque-o no gerenciador de pacotes ou a partir de um Terminal, digite:

sudo dpkg -r nome_do_pacote

Converte arquivos .rpm para arquivos .deb

Outro tipo de pacote de arquivos são os arquivos doGerenciador de Pacotes do Red Hat que têm a extensão .rpm. Não é recomendável instalar este tipo de pacote em um sistema Ubuntu. Em quase todos os casos um pacote .deb, nativo do Xubuntu, estará disponível. Mas, se for absolutamente necessário, um pacote .rpm pode ser convertido para um pacote .deb utilizando o programa alien. O pacote .deb resultante será instalado utilizando o dpkg como indicado acima.

  1. Instale o pacote alien.

  2. Em um Terminal, digite:

    sudo alien pacote.rpm

Instale tarballs

Arquivos com a extensão .tar, .tgz, .tar.gz ou .tar.bz2 são arquivos de pacotes conhecidos como tarballs, que são amplamente utilizados no Linux e no Unix.

Se não houver um pacote nativo para o Ubuntu disponível nos repositórios do Ubuntu, você pode utilizar a linha de comando para instalar e desinstalar o arquivo tarball.

O primeiro passo vai ser descompactar o arquivo compactado. Se a extensão do arquivo for .tgz ou .tar.gz, digite no Terminal:

tar -xfvz nome do arquivo

Então será necessário seguir as instruções que vêm com o pacote. Elas estão geralmente localizadas no tarball extraído em um arquivo chamado README ou INSTALL.

Tarballs geralmente contém o código-fonte de um programa e precisa ser compilado para ser usado.

[Nota]

A compilação de programas requer alguns pacotes que não são instalados por padrão. Você pode instalar todos esses pacotes de uma só vez instalando o pacote build-essential.