Xubuntu vem com o novo gestor de ficheiros http://www.xfce.org/'s chamado Thunar. Por simplicidade, iremos chama-lo de Gestor de Ficheiros. Carregue-o clicando em → → .
A vista pré-definida do Gestor de Ficheiros consiste numa janela de atalhos no lado esquerdo, a área principal à direita, e a barra de caminho acima da área principal.
O painel de atalhos fornece atalhos para diferentes pastas do seu sistema. O primeiro atalho aponta para a sua pasta pessoal, a pasta onde guarda todos os seus dados pessoais e que, consequentemente, tem o nome de utilizador activo. Provavelmente, esta pasta parecerá estar vazia. O segundo atalho aponta para a raiz do seu sistema de ficheiros - explore-a um pouco se assim o desejar, apesar de esta o poder deixar um pouco confuso tiver começado a utilizar o Linux recentemente. Clique nas diferentes pastas e veja o que cada uma contém. Quando terminar, poderá voltar à sua pasta pessoal clicando no primeiro atalho.
![]() |
|
Adicione os seus atalhos simplesmente arrastando os directórios para a janela de atalhos. Isto permitirá ter acesso a directórios importantes instantaneamente! |
A área principal mostra sempre os conteúdos da pasta actual. Efectue um clique duplo nas pastas para entrar nelas, e um clique com o botão direito do rato nos ficheiros/pastas para invocar um menu de contexto que lhe oferece algumas opções daquilo que é possível fazer. Para escolher vários ficheiros, desenhe um rectângulo sobre eles com o rato. Alternativamente, escolha um ficheiro, mantenha a tecla Shift pressionada e aumente/reduza a selecção utilizando as teclas de cursor (setas).
A barra de caminho mostrará, sempre, o caminho que percorreu até chegar ao directório em que está actualmente. Pode carregar em qualquer icon da barra de caminho para entrar no directório que representa. Tenha em atenção que ao carregar com o botão direito do rato os icons da barra de caminho abrirá também uma janela pop-up com algumas opções.
Para criar um novo documento, seleccione com o botão direito, do rato, o espaço vazio do seu directório pessoal e opte por Gestor de Ficheiros pedir-lhe-á um nome para o ficheiro - por agora, aceite o nome que a janela lhe sugere - e verá o novo ficheiro no directório pessoal.
→ , no menu que se lhe apresentar. ODê um clique direito neste para ver um menu pop up - escolha
. Isto irá mostrar detalhes sobre o ficheiro:Se clcar uma vez mais no ficheiro, e escolha
para o remover. O ficheiro será colocado no lixo.
![]() |
|
Se alguma vez desejar desfazer a remoção dum ficheiro, abra a Reciclagem e arraste ou copie/cole o ficheiro para fora dela. |
Para criar uma nova pasta, dê clique direito no espaço vazio e escolha
. Será-lhe pedido um nome. Insira algo e prima Enter. Verá esta nova pasta na sua pasta pessoal. Dê duplo clique nesta para entrar.Para alterar o nome ou remover a pasta, seleccione-a com o botão direito e escolha a opção apropriada na janela de menu.
Para copiar e mover ficheiros no seu computador, clique e arraste os ficheiros e pastas para outras pastas. Por defeito, os ficheiros serão sempre copiados. Se quiser que estes, em vez disso, sejam movidos, clique com o botão direito e arraste os ficheiros para a pasta: isto oferecer-lhe-á algumas opções em vez de só copiar.
Quando inserir CDs, disquetes, dispositivos USB ou outras medias removíveis, estas serão montadas automaticamente pelo seu sistema. Após a inserção de um CD numa drive, verá que surge um novo atalho na secção esquerda do Gestor de Ficheiros, representando o CD. Se clicar neste o CD será aberto na área principal, como se clica numa pasta. Para remover um CD, dê duplo clique no atalho e escolha . O mesmo se aplica a qualquer outro dispositivo removível.
![]() |
|
Note que pressionando o botão na sua drive CD pode não funcionar isto pode ser surpreendente para alguns utilizadores, mas de facto é o comportamento esperado. Antes que o CD possa ser ejectado, é necessário desmonta-lo pelo sistema. Para remover um CD, dê sempre clique direito no seu atalho e escolha . |
Existem várias formas de alterar o Gestor de Ficheiros. Caso não goste do forma como os ícones são mostrados, seleccione → para o conteúdo do directório actual seja mostrado numa lista.
Você pode adaptar o Gestor de Ficheiros para mostrar a barra de localização em vez da barra de caminho. Seleccione → → .
Se preferir uma vista em árvore na barra esquerda, escolha
→ → .