A maioria dos scanners são automaticamente suportados pelo Xubuntu, deverão facilmente instalados e postos a uso. Este guia irá explicar como deve fazer uso do scanner e o que fazer se o Xubuntu não conseguir encontrar o seu scanner.
Existem três formas de averiguar se o seu scanner funciona no Xubuntu.
Ligue-o e experimente-o! Se é um scanner USB (Universal Serial Bus) recente, é provável que funcione.
Check the Ubuntu Scanner Hardware Support wiki page, which is Ubuntu specific.
Lista de scanners suportados pelo projecto SANE - O Projecto SANE (Scanner Access Now Easy) fornece a maioria da interface de comunicação para o software de digitalização no Ubuntu.
Na maioria das vezes, o Xubuntu simplesmente irá detectar o seu scanner e tornar possível o seu uso. Para digitalizar um documento, necessira seguir estes passos:
Coloque o que deseja digitalizar no seu scanner.
Escolha
→ → .Alternativamente, pressionando o botão scan do seu scanner deverá também funcionar.
Existem duas razões para que esteja a receber esta mensagem.
O seu scanner não é suportado pelo Xubuntu. O tipo mais comum de scanners não suportados são antigos scanners que usam porta-paralela ou dispositivos Lexmark All-in-One printer/scanner/faxes.
O controlador do seu scanner não está a ser carregado automaticamente.
Existem alguns scanners que não têm os controladores completos do projecto SANE. Podem, por vezes, ser usados, mas algumas das funcionalidades poderão não funcionar.
Certifique-se que o repositório Universe está activado. A forma mais fácil de o fazer é através do Synaptic. Arranque o Synaptic escolhendo
→ → .Obtenha os controladores pesquisando no Synaptic. Clique em libsane-extras no dialogo e pressione pesquisar.
e insiraEdite o ficheiro /etc/sane.d/dll.conf
e active o controlador correcto para o seu scanner. Poderá faze-lo pressionando Alt-F2 no seu teclado e inserindo sudo gedit /etc/sane.d/dll.conf e pressione executar. Procure as linhas que dizem:
# Os backends abaixo não dazem parte da distribuição SANE
# mas são fornecidos pelo pacote Debian libsane-extras
Abaixo dessas linhas estão várias outras, comentadas (começam com #). Descomente (apague o #), o correcto para o seu scanner.
Arranque o XSane e comece a digitalizar.
![]() |
|
Devido a forma como o hotplugging funciona no Xubuntu, poderá ter de conectar o scanner após o computador ter iniciado. Se estiver com problemas em ver o scanner, deverá tentar isto. |
Pode utilizar a aplicação XSane para controlar um scanner e adquirir imagens através deste. Com XSane, poderá facilmente fotocopiar documentos e salvar , enviar por fax ou e-mail as imagens digitalizadas. Poderá salvar as suas digitalizações como documentos multi-página, em vez de documentos de uma só página. O Xsanewebsite têm mais informação.
Para iniciar o XSane escolha → → .
![]() |
|
XSane pode ser usado a partir do The GIMP; basta clicar em → → para digitalizar e criar, de modo directo, uma imagem. |