Xubuntu vem com o novo gerenciador de arquivos da marca http://www.xfce.org/ chamado Thunar. Para simplificarmos, nós vamos nos referir a ele somente como o Gerenciador de Arquivos. Carregando ele clicando em → → .
A visualização padrão do Gerenciador de Arquivos consiste de um painel de atalhos no lado esquerdo, a área principal na direita e uma barra de localização acima da área principal.
O painel de atalhos oferece atalhos para diferentes diretórios de seu sistema. O primeiro atalho irá guiá-lo para sua pasta pessoal, o diretório onde você armazena todos os seus dados pessoais, e irá ter o mesmo nome do usuário atual. Esse diretório irá provávelmente parecer vazio. O segundo atalho irá levá-lo ao diretório raiz do seu sistema de arquivos - você pode querer explorá-lo um pouco, apesar de que ele irá lhe parecer confuso se você é novo no Linux. Simplesmente clique nas diferentes pastas e veja o que há dentro. Quando você tiver terminado, retorne para sua pasta pessoal clicando no atalho no topo.
![]() |
|
Adicione seus próprios atalhos simplesmente arrastando pastas para o painel de atalhos. Isso permitirá a você acessar pastas importantes instantaneamente! |
A área principal irá sempre exibir o conteúdo da pasta atual. Dê um clique-duplo nas pastas para acessá-las, e um clique com o botão direito nos arquivos/pastas para obter uma janela pop-up oferecendo-lhe algumas opções do que você pode fazer com eles. Selecione múltiplos arquivos arrastando um retângulo sobre eles com o mouse. Alternativamente, selecione um arquivo, segure a tecla Shift, e aumente/diminua a seleção usando as teclas das setas.
A <emphasys>barra de trajeto</emphasys> irá sempre mostrar o caminho que você percorreu até o lugar onde você está atualmente. Você pode clicar em qualquer ícone da barra de trajeto para acessar o diretório. Note que clicando com o botão direito nos ícones da barra de trajeto surgirá uma janela popup com algumas opções.
Para criar um novo documento, clique com o botão direito em algum espaço vazio em seu diretório principal e selecione Gerenciador de Arquivos pedirá a você um nome - simplesmente digite o nome sugerido. Depois disso, você verá o seu novo arquivo no seu diretório principal.
→ do menu pop-up. OClique com o botão direito do mouse sobre ele para abrir um menu de opções, escolha
Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo, mais uma vez, e escolha
![]() |
|
Se você desejar trazer de volta um arquivo removido, abra a Lixeira e arraste ou copie/cole o arquivo para fora da mesma. |
Para criar uma nova pasta,clique com o botão direito do mouse sobre o espaço vazio, e escolha a opção
Para renomear ou remover o diretório, clique com o botão direito nele e escolha a opção apropriada no menu suspenso (pop-up) que aparecerá.
Para copiar e mover arquivos em seu computador, clique e arraste os arquivos e pastas para outras pastas. Como padrão, os arquivos serão sempre copiados. Se você deseja movê-los, use o botão direito do mouse para arrastá-los para a pasta: algumas opções lhe serão oferecidas ao invés de simplesmente copiar.
Quando colocar CDs, Disquetes, dispositivos USB ou outras mídias removíveis em seu computador, ou ligando dispositivos removíveis como um musicplayer, será criado automaticamente pelo seu sistema. Após inserir um CD na unidade de CD, você verá um novo atalho no painel esquerdo do Gerenciador de Arquivospedido>, representando o CD. Clicando sobre ela ir Ejetar guimenuitem>. O mesmo se aplica a qualquer outra m
![]() |
|
Observe que, pressionando a opção |
Existem várias maneiras de personalizar o Gerenciador de Arquivos. Caso você não goste da maneira como os ícones são mostrados, vá em → para ver o conteúdo do diretório atual mostrado como uma lista.
Você pode ter o Gerenciador de Arquivos mostrando uma barra de localização ao invés de uma barra de trajeto selecionando → → .
Caso você prefira uma visualização em árvore no painel esquerdo, selecione
→ → .