Digitalizando

A maioria dos scanners são automaticamente suportados pelo Xubuntu, deverão facilmente instalados e postos a uso. Este guia irá explicar como deve fazer uso do scanner e o que fazer se o Xubuntu não conseguir encontrar o seu scanner.

Does my scanner work with Xubuntu?

Existem três formas de averiguar se o seu scanner funciona no Xubuntu.

  1. Ligue-o e experimente-o! Se é um scanner USB (Universal Serial Bus) recente, é provável que funcione.

  2. Check the Ubuntu Scanner Hardware Support wiki page, which is Ubuntu specific.

  3. Lista de scanners suportados pelo projecto SANE - O Projecto SANE (Scanner Access Now Easy) fornece a maioria da interface de comunicação para o software de digitalização no Ubuntu.

Utilizando o seu scanner

Na maioria das vezes, o Xubuntu simplesmente irá detectar o seu scanner e tornar possível o seu uso. Para digitalizar um documento, necessira seguir estes passos:

  1. Coloque o que deseja digitalizar no seu scanner.

  2. Escolha AplicaçõesGráficosXSane Image Scanner.

  3. Alternativamente, pressionando o botão scan do seu scanner deverá também funcionar.

E se disser “Não existem dispositivos disponíveis”?

Existem duas razões para que esteja a receber esta mensagem.

  1. O seu scanner não é suportado pelo Xubuntu. O tipo mais comum de scanners não suportados são antigos scanners que usam porta-paralela ou dispositivos Lexmark All-in-One printer/scanner/faxes.

  2. O controlador do seu scanner não está a ser carregado automaticamente.

Instalar manualmente um scanner

Existem alguns scanners que não têm os controladores completos do projecto SANE. Podem, por vezes, ser usados, mas algumas das funcionalidades poderão não funcionar.

  1. Certifique-se que o repositório Universe está activado. A forma mais fácil de o fazer é através do Synaptic. Arranque o Synaptic escolhendo AplicaçõessSistemaGestor Pacotes Synaptic.

  2. Obtenha os controladores pesquisando no Synaptic. Clique em Pesquisar e insira libsane-extras no dialogo e pressione pesquisar.

  3. Edite o ficheiro /etc/sane.d/dll.conf e active o controlador correcto para o seu scanner. Poderá faze-lo pressionando Alt-F2 no seu teclado e inserindo sudo gedit /etc/sane.d/dll.conf e pressione executar. Procure as linhas que dizem:

    								# Os backends abaixo não dazem parte da distribuição SANE
    	# mas são fornecidos pelo pacote Debian libsane-extras
    							

    Abaixo dessas linhas estão várias outras, comentadas (começam com #). Descomente (apague o #), o correcto para o seu scanner.

  4. Arranque o XSane e comece a digitalizar.

[Nota]

Devido a forma como o hotplugging funciona no Xubuntu, poderá ter de conectar o scanner após o computador ter iniciado. Se estiver com problemas em ver o scanner, deverá tentar isto.

Digitalizador de Imagens XSane

Pode utilizar a aplicação XSane para controlar um scanner e adquirir imagens através deste. Com XSane, poderá facilmente fotocopiar documentos e salvar , enviar por fax ou e-mail as imagens digitalizadas. Poderá salvar as suas digitalizações como documentos multi-página, em vez de documentos de uma só página. O Xsanewebsite têm mais informação.

  • Para iniciar o XSane escolha AplicaçõesGráficosDigitalizador XSane.

[Nota]

XSane pode ser usado a partir do The GIMP; basta clicar em FileAcquireXSane para digitalizar e criar, de modo directo, uma imagem.