[ anterior ] [ Conteúdo ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ próximo ]

Guia dos Novos Mantenedores Debian
Capítulo 2 - Primeiros passos


Enquanto a documentação no Canto dos Desenvolvedores não é tão clara sobre quando, onde e como os novos mantenedores devem começar seu trabalho, esse documento irá explicar cada pequeno (de início, talvez, irrelevante) passo e irá ajudá-lo a criar seu primeiro pacote e ganhar experiência em construir as próximas versões e talvez outros pacotes mais tarde.


2.1 Escolha seu programa

Você já, provavelmente escolheu o pacote que quer construir, mas aqui estão algumas notas para você iniciar:

Claro que essas coisas são apenas assuntos de segurança, e tem por intenção salvar você de atrapalhar usuários se você fizer alguma coisa errado em algum servidor setuid... Quando você ganhar mais experiência em empacotar, você estará apto a construir tais pacotes, mas mesmo os mais experientes desenvolvedores consultam a lista de e-mail debian-devel quando têm dúvidas. E as pessoas irão ajudar com prazer.

Para mais ajuda sobre isso, cheque na Referência do Desenvolvedor.


2.2 Pegue o programa e experimente

Então a primeira coisa a fazer é encontrar e fazer o download do pacote original. Eu presumo que você já tenha o código fonte que pegou na página do autor. Código fonte para programas livres para Linux normalmente vêm no formato tar/gzip, com extensão tar.gz e normalmente contêm o subdiretório chamado programa-versão e todos os arquivos fonte nele. Se os fontes do seu programa vêm em outro tipo de arquivo (por exemplo, o arquivo termina em ".Z" ou ".zip"), descompacte-o com as ferramentas apropriadas ou pergunte em debian-mentor (mentores do Debian) se você não tem certeza como descompactá-lo corretamente (dica: tente `file arquivo.extensão`).

Como exemplo, irei usar um programa chamado `gentoo', um gerenciador de arquivos feito em GTK+ para X11. Note que o programa já está empacotado, e tem mudado substancialmente de versão desde que esse texto foi escrito pela primeira vez.

Crie um subdiretório no seu diretório "home" chamado `debian' ou `deb' ou alguma coisa que você ache apropriado (ex. apenas ~/gentoo/ seria o suficiente nesse caso). Ponha o arquivo que você pegou lá e o descompacte (com `tar zxpvf gentoo-0.9.12.tar.gz`). Tenha certeza de que não houve erros, mesmo alguns erros "irrelevantes", porque haverá certamente problemas com a descompactação em sistemas alheios, nos quais as ferramentas de descompactação podem ou não ignorar essas anomalias.

Agora você tem um outro subdiretório chamado `gentoo-0.9.12'. Entre nesse diretório e atentamente leia a documentação disponível. Normalmente há arquivos chamados README*, INSTALL*, *.lsm ou *.html. Você deve encontrar instruções sobre como compilar corretamente e instalar o programa (provavelmente eles irão assumir que você quer instalar no diretório /usr/local/bin; você não fará isso, veremos mais detalhes mais a frente em Instalando em um subdiretório, Seção 3.1).

O processo varia de programa para programa, mas muitos dos programas atuais vêm com um script `configure' que configura o código sob seu sistema e checa se seu sistema tem condições de compilar. Depois de configurar (com `./configure`), os programas são normalmente compilados com `make`. Alguns deles suportam `make check`, para executar auto checagens inclusas. A instalação nos diretórios destino é feita normalmente com `make install`.

Agora tente compilar e rodar seu programa, para ter certeza que ele funciona bem e não atrapalha nada enquanto está sendo instalado ou executado.

Também, você pode normalmente digitar `make uninstall` para remover todos os arquivos instalados, e `make clean` (ou melhor `make distclean`) para limpar o diretório de construção.


2.3 Antes de `dh_make'

Você deve começar a empacotar com um diretório completamente limpo ou simplesmente com os códigos recém descompactados.

Para que o pacote seja construído corretamente, você deve tornar o nome original do programa todo minúsculo (se já não for), e deve mover o diretório fonte para <nomedopacote>-<versão>.

Se o nome do programa consiste em mais de uma palavra, junte-as em apenas uma palavra, ou faça uma abreviação. Por exemplo: o programa "Pequeno editor para X do João" seria renomeado para pexjoao ou pexj, ou o que você decidir, desde que esteja abaixo de um certo limite, ex: 20 caracteres.

Também cheque a versão exata do programa (a ser incluído na versão do pacote). Se o programa não está numerado com versões como X.Y.Z, mas com algum tipo de data, sinta-se livre para usar a data como um número de versão, começado por um "0.0" (apenas para o caso de outras pessoas resolverem um dia decidirem criar uma versão melhor como 1.0). Então, se o lançamento ou dia de apresentação foi 19 de Dezembro de 1998, você pode usar 0.0.19981219. Alguns programas não estarão numerados, nesse caso você deve contactar o mantenedor externo e ver se ele tem algum modo de controle de revisão.


2.4 Rodando o `dh_make'

Esteja certo de que você está no diretório do código fonte do programa e digite isso:

       dh_make -e seu.endereco@de.mantenedor -f ../gentoo-0.9.12.tar.gz

Claro, troque "seu.endereco@de.mantenedor" pelo seu e-mail, para inclusão nas entradas do changelog e outros arquivos, e o nome do arquivo com o nome do seu arquivo compactado original. Veja dh_make(1) para detalhes.

Aparecerão informações. Ele vai perguntar que tipo de pacote você quer criar. Gentoo é um pacote de apenas um binário - ele cria apenas um binário, e assim, um arquivo .deb - então nós vamos selecionar a primeira opção, com a tecla `s', cheque as informações na tela e confirme pressionando <enter>. Como um novo mantenedor você não é aconselhado a criar pacotes com múltiplos binários, ou bibliotecas, como será explicado mais tarde. Não é difícil, mas requer um pouco mais de conhecimento, então não o descreveremos agora.

Note que você deve rodar o dh_make apenas uma vez, e que ele não agirá corretamente se você o fizer pela segunda vez no mesmo diretório "debianizado". Isso também significa que você irá usar um método diferente para lançar uma nova revisão ou nova versão de seu pacote no futuro. Leia mais sobre isso depois em Atualizando o pacote, Seção 6.4


[ anterior ] [ Conteúdo ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ próximo ]

Guia dos Novos Mantenedores Debian

versão 1.0.2, 10 de junho de 2001.

Josip Rodin joy-mg@debian.org
Traduzido por: Gustavo Noronha Silva (KoV) dockov@zaz.com.br
Revisado por: Cristian S. Privat (HellBlade) hellblade@linuxbr.com.br