Ligar em rede o seu sistema Ubuntu a clientes Windows com sucesso envolve providenciar e integrar com serviços comuns aos ambientes Windows. Tais serviços assistem na partilha de dados e informação acerca dos computadores e utilizadores envolvidos na rede, e podem ser classificados em três principais categorias de funcionalidade:
Serviços de Partilha de Ficheiros e Impressoras . Usando o protocolo Server Message Block (SMB) para facilitar a partilha de ficheiros, pastas, volumes e a partilha de impressoras pela rede.
Serviços de Directório. Partilha informação vital acerca dos computadores e utilizadores da rede com tecnologias tais como Lightweight Directory Access Protocol (LDAP) e Microsoft Active Directory®.
Acesso e Autenticação. Estabelecendo a identidade de um computador ou utilizador da rede e determinando a informação do computador ou utilizador autorizado a aceder usando princípios e tecnologias tais como permissões de ficheiros, políticas de grupo, e o serviço de autenticação Kerberos.
Felizmente o seu sistema Ubuntu pode providenciar todos os meios para clientes Windows e partilhar recursos entre sistemas. Uma das principais peças de software que o seu sistema Ubuntu inclui para ligar em rede com o Windows é o SAMBA, um conjunto de servidores e ferramentas SMB. Esta secção do Guia do Servidor Ubuntu dar-lhe-á uma breve introdução à instalação e configuração do conjunto de servidores e ferramentas do SAMBA. Documentação e informações mais detalhadas acerca do SAMBA estão fora dos objectivos desta documentação mas está disponível no website do SAMBA.