O mecanismo primário do Ubuntu para imprimir e serviços de impressão Common UNIX Printing System (CUPS). Este sistema de impressão é uma camada de impressão portável disponível livremente e que se tornou o padrão para impressão na maior parte das distribuições Linux.
O CUPS gerencia serviços de impressão e filas, além de fornecer impressão em rede usando o Protocolo padrão de Impressão da Internet (IPP), além de oferecer suporte a uma grande variedade de impressoras, de matriciais a lasers dentre muitas outras. O CUPS também suporta Descrições de Impressoras PostScript (PPD) e auto-detecção de impressoras de rede, e apresenta também uma ferramenta de administração simples baseada na web.
Para instalar o CUPS no seu computador Ubuntu, simplesmente use sudo com o comando apt-get e informe o pacote a ser instalado como o primeiro parâmetro. Uma instalação completa do CUPS tem muitas dependências, mas elas poderão ser todas especificadas na mesma linha de comando. Digite o seguinte no interpretador do terminal para instalar o CUPS:
sudo apt-get install cupsys cupsys-client
Uma vez autenticado com a senha do seu usuário, deverá ocorrer o download e instalação dos pacotes sem erros. Após a instalação, o servidor CUPS será inicializado automaticamente. Para resolução de problemas, você pode acessar os erros do servidor CUPS através do arquivo de log de erros em: /var/log/cups/error_log
. Se os logs de erros não mostrar informações necessárias para resolução dos seus problemas que você encontrar, a qualidade de saída de log do CUPS pode ser incrementada, alterando a diretiva LogLevel no arquivo de configuração (discutido logo abaixo) para "debug" ou ainda "debug2", o que causará o registro em log de tudo, do padrão ao "info". Se você fizer esta mudança, lembre-se de desfazê-la assim que você resolver seu problema, para prevenir que o arquivo fique muito grande.
O comportamento do servidor CUPS (The Common UNIX Printing System) é configurado através das diretivas contidas no arquivo /etc/cups/cupsd.conf
. O arquivo de configuração do CUPS segue a mesma sintaxe que o arquivo de configuração primário para o servidor de HTTP Apache, portanto os usuários familiares com a edição do arquivo de configuração do Apache deverão ter uma maior facilidade ao editar a configuração do CUPS. Alguns exemplos de configuração que você queira inicialmente alterar serão apresentados aqui.
![]() |
|
Antes de editar o arquivo de configuração, você deve fazer uma cópia do arquivo original e protegê-lo contra sobrescrição, porque assim você terá os ajustes originais como uma referência, e para re-usar como necessário. Copiar o arquivo |
sudo cp /etc/cups/cupsd.conf /etc/cups/cupsd.conf.original sudo chmod a-w /etc/cups/cupsd.conf.original
ServerAdmin: Para configurar o endereço de email designado para o administrador do servidor CUPS, simplesmente edite o arquivo de configuração /etc/cups/cupsd.conf
com seu editor de textos predileto, e altere a diretiva ServerAdmin de acordo. Por exemplo, se você é o administrador do servidor CUPS, e seu email é bjoy@somebigco.com, Então você deverá alterar a diretiva ServerAdmin para ficar como:
ServerAdmin bjoy@somebigco.com
Para mais exemplos de diretivas de configuração no arquivo de configuração do servidor CUPS, veja a página de manual do sistema relacionada através da utilização do seguinte comando no prompt de um terminal:
man cupsd.conf
![]() |
|
Cada vez que você fizer alterações no arquivo de configuração |
sudo /etc/init.d/cupsys restart
Algumas das outras configurações do servidor CUPS são feitas no arquivo /etc/cups/cups.d/ports.conf
:
Listen: Por padrão, no Ubuntu, a instalação de um servidor CUPS escuta apenas na interface de loopback no endereço IP 127.0.0.1. Para fazer com que o servidor CUPS escute em um endereço IP de um adaptador de rede, você deve especificar o hostname, o endereço IP, ou opcionalmente, um par endereço/porta através da adição da diretiva Listen. Por exemplo, se o seu servidor CUPS reside em uma rede local no endereço IP 192.168.10.250 e você gostaria de torná-lo acessível para outros sistemas nessa subrede, você deve editar o arquivo /etc/cups/cupsd.conf
e adicionar uma diretiva Lista, como:
Listen 127.0.0.1:631 # Loopback existente Listen /var/run/cups/cups.sock # Escuta de socket existente Listen 192.168.10.250:631 # Escutando na interface LAN, porta 631 (IPP)
No exemplo acima, você deve comentar ou remover a referência ao endereço Loopback (127.0.0.1) se você não desejar que o cupsd escute naquela interface, mas sim preferir que ele escute somente na interface Ethernet da sua Rede Local (LAN). Para habilitar a escuta para todas as interfaces de rede em que um hostname esteja ligado, incluindo a loopback, você pode criar uma entrada de Listen para o hostname socrates como:
Listen socrates:631 # Escute em todas as interfaces pelo hostname 'socrates'
ou omitindo a diretriz Listen e usando Port invés, como:
Port 631 # Escute na porta 631 em todas as interfaces