Preparar a Instalação

Esta secção explica vários aspectos a considerar antes de começar a instalação.

Requisitos de Sistema

Ubuntu 7.10 Edição de Servidor suporta 3 arquitecturas principais: Intel x86, AMD64, e PowerPC. A tabela abaixo recomenda especificações emt ermos de hardware. Dependendo das suas necessidades, poderá ter um sistema estável com menos do que referido na tabela. Contudo, a maioria dos utilizadores arriscam encontrar frustração se ignorarem estas sugestões.

Tabela 2.1. Requisitos Mínimos Recomendados

Tipo de Instalação

RAM

Espaço em Disco

Servidor

64 megabytes

500 megabytes


O perfil por defeito para o Ubuntu 7.10 Edição de Servidor é mostrado abaixo. Mais uma vez, o tamanho da instalação varia na medida dos serviços instalados durante o setup. Para a maioria dos administradores, os serviços por defeito são os mais adequados para uso do servidor.

Servidor

Correspondem ao perfil de um pequeno servidor, que fornece uma base comum para todos os tipos de aplicações servidoras. É uma instalação mínima desenhada para ter de início todos os serviços desejados, tais como servidor de ficheiros / impressora, alojamento de páginas web, alojamento de correio electrónico, etc.. Para estes serviços pelo menos 500MB de espaço em disco serão suficientes, mas considere a possibilidade de adicionar mais espaço, dependendo dos serviços que quiser alojar no seu servidor.

Lembre-se que estes tamanhos não incluem todos os outros materiais que normalmente são encontrados no servidor, tais como: ficheiros dos utilizadores, mensagens de correio electrónico, registos e dados. É sempre bom ser generoso ao considerar o espaço para os seus ficheiros e dados.

Efectuando a Segurança

  • Antes de começar, assegure-se de copiar todos os ficheiros actualmente no seu sistema. Se esta é a primeira vez que um sistema operativo não nativo é instalado no seu computador, é muito provável que necessite reparticionar o seu disco para criar espaço para o Ubuntu. Sempre que particiona um disco, deve estar preparado para a eventualidade de perder tudo o que tem nesse disco, devido a um engano, ou porque alguma coisa corre mal, por exemplo uma falha de energia. Os programas utilizados na instalação são fiáveis, e muitos deles têm anos de utilização, mas tembém realizam acções destrutivas, e um engano pode resultar na perda de dados valiosos.

    Se está a criar um sistema de multi-boot, certifique-se que tem a media dos outros sistemas operativos à mão. Especialmente se reparticionar a sua drive de boot, poderá ter que reinstalar o boot loader do seu sistema operativo, ou em muitos casos o próprio sistema operativo e todos os ficheiros nas partições afectadas.