Ligar em rede seu sistema Ubuntu com clientes Windows envolve que se disponibilize e integre serviços comuns a ambientes Windows. Tais serviços ajudam no compartilhamento de dados e informações sobre os computadores e usuários envolvidos na rede e pode ser classificado sob três grandes categorias de funcionalidades:
Serviços de Compartilhamento de Arquivos e Impressão. Utilizando o protocolo Server Message Block (SMB) para facilitar o compartilhamento de arquivos, pastas, volumes, e o compartilhamento de impressoras da rede.
Serviços de Diretórios. Compartilhando informações vitais sobre os computadores e usuários da rede através de tecnologias como o Lightweight Directory Access Protocol (LDAP) e o Microsoft Active Directory®.
Autenticação e Acesso. Estabelecendo a identidade de um computador ou usuário da rede e determinando a informação a qual o computador ou usuário está autorizado a acessar utilizando tais princípios e tecnologias como permissões de arquivo, diretivas de grupo e o serviço de autenticação Kerberos.
Felizmente, seu sistema Ubuntu pode disponibilizar todas essas funcionalidades para clientes Windows e compartilhar recursos de rede entre eles. Um dos principais softwares que seu sistema Ubuntu inclui é a suíte de aplicações e ferramentas SAMBA para servidores SMB. Esta seção do Guia para Servidores Ubuntu irá brevemente introduzir a instalação e configuração limitada da suíte SAMBA de aplicações e utilitários. Além disso, informações e documentação detalhadas sobre o SAMBA estão além do escopo desta documentação, mas existem no website do SAMBA.