O comando apt-get é uma poderosa ferramenta de trabalho presente no Ubuntu. Advanced Packaging Tool (APT) ou Avançada Ferramenta de Pacotes, possui funcionalidades tais como instalação de novos pacotes de software, atualização de pacotes existentes, atualização da lista de pacotes e atualização do sistema Ubuntu como um todo.
Essencialmente uma ferramenta em linha de comando, apt-get possui numerosas vantagens, para administradores de servidor, sobre outras ferramentas de gerenciamento de pacotes existentes no Ubuntu. Algumas dessas vantagens é a facilidade de uso em um simples terminal de conexão (SSH) e a capacidade de ser usado por scripts de administração de sistema que, por sua vez, podem ser automatizados pela ferramenta de ações agendadas cron.
Outros exemplos populares de uso do apt-get:
Instalando um Pacote: A instalação de um pacote utilizando a ferramenta apt-get é muito simples. Por exemplo, para instalar o scanner de rede nmap, digite:
sudo apt-get install nmap
Removendo um Pacote: Para remover um pacote ou pacotes não tem rodeios, o processo é simples. Para remover o pacote nmap instalado no exemplo anterior, digite:
sudo apt-get remove nmap
![]() |
|
Multiplos Pacotes: Para especificar múltiplos pacotes a serem instalados ou removidos, separe-os por espaços. |
Atualizando a Lista de Pacotes: A lista de pacotes do APT é essencialmente um bando de dados com os pacotes disponíveis em repositórios definidos no arquivo /etc/apt/sources.list
. Para atualizar a lista local de pacotes com as ultimas alterações feitas no(s) repositorio(s), digite:
sudo apt-get update
Atualizar Pacotes: Ao longo do tempo versões atualizadas de pacotes instalados no seu computador podem ser disponibilizadas nos repositórios de pacotes (por exemplo, atualizações de segurança). Para atualizar seu sistema, primeiro atualize a lista de pacotes como explicado anteriormente e então digite:
sudo apt-get upgrade
Se um pacote necessitar que seja instalada ou removida uma nova dependência quando realizar a atualização, ele não será atualizado pelo comando upgrade. Para tal ação será necessário o uso do comando dist-upgrade.
Além disso, você pode atualizar o seu sistema Ubuntu completamenta de uma revisão para outra com o dist-upgrade. Por exemplo, para atualizar do Ubuntu versão 6.06 para a versão 7.10, você deve se certificar que os repositórios da versão 7.10 substituem os repositórios da versão 6.06 já existentes no seu computador em /etc/apt/sources.list
, então execute o comando apt-get update como detalhado anteriormente e, finalmente, faça a atualização digitando:
sudo apt-get dist-upgrade
Após passado um tempo considerável, seu computador estará atualizado para a nova revisão. Tipicamente, alguns passos de pós-melhora são exigidos como detalhado nas notas para atualização de revisões.
As ações do comando apt-get, tais como instalação e remoção de pacotes, são registradas no arquivo de log /var/log/dpkg.log
.
Para mais informações sobre o uso do APT, leia o abrangente Manual APT do Usuário Debian ou digite:
apt-get help