Esta seção explica vários aspectos a serem considerados antes de começar a instalação.
O Ubuntu 7.10 Server Edition suporta três (3) arquiteturas principais: Intel x86, AMD64, e PowerPC. A tabela abaixo lista especificações recomendadas de hardware. Dependendo das suas necessidades, você pode trabalhar com menos que isso. Em todo caso, grande parte dos usuários correm o risco de se frustrar se ignorarem essas sugestões.
Tabela 2.1. Requerimentos Mínimos Recomendados
Tipo de Instalação |
RAM |
Espaço do Disco Rígido |
---|---|---|
Servidor |
64 megabytes |
500 megabytes |
O perfil padrão do Ubuntu 7.10 Server Edition é mostrado abaixo. Mais uma vez, o tamanho da instalação irá depender muito dos serviços que você instalar durante a configuração. Para a maioria dos administradores, os serviços padrão são adequados para uso geral do servidor.
Este é um perfil pequeno de servidor, que fornece uma base comum para todos os tipos de aplicações para servidores. É mínimo e projetado para ter os serviços desejados adicionados no topo, tais como serviços de arquivos/impressão, serviços web, serviços de e-mail, etc. Para tais serviços bastaria ao menos 500MB de espaço em disco, mas considere adicionar mais espaço dependendo dos serviços que você gostaria de hospedar em seu servidor.
Lembre-se que estes tamanhos não incluem todos os materiais restantes que devem geralmente ser encontrados, tais como arquivos de usuário, e-mail, logs, e dados. É melhor ser sempre generoso ao considerar o espaço para os seus próprios arquivos e dados.
Antes de começar, certifique-se de fazer backup de cada arquivo que está agora em seu sistema. Se for a primeira vez que um sistema operacional não-nativo está sendo instalado em seu computador, será bem provável que você necessite reparticionar seu disco para garantir espaço ao Ubuntu. Sempre que você vier a particionar seu disco, esteja preparado para perder tudo nele caso você cometa um erro ou algo ocorra de errado durante o particionamento, tal como a falta de energia para o sistema. Os programas utilizados na instalação são consideravelmente de confiança, e a maioria tem sido utilizada há vários anos, mas eles também executam ações destrutivas, e um erro na sua utilização pode resultar na perda de seus valiosos dados.
Se você está criando um sistema multi-boot, certifique-se que você tem à mão a mídia de qualquer outro sistema operacional presente. Especialmente se você reparticionar seu disco de inicialização, você perceberá que tem que reinstalar o 'boot loader' do seu sistema operacional ou, muitas vezes, o sistema operacional inteiro e todos os arquivos nas partições afetadas.