O sistema de gerenciamento de pacotes do Ubuntu é derivado do mesmo sistema usado na distribuição Debian GNU/Linux. Os pacotes contém todos os arquivos necessário, meta-dados, e instruções para implementar funcionalidades particulares ou softwares em seu computador Ubuntu.
Os pacotes Debian, tipicamente possuem a extensão ".deb" e como é de se esperar, possuem repositórios que têm coleções de pacotes que podem ser encontrados na forma de mídias, tais como CD-ROM ou on-lines. Pacotes são, normalmente, binários pré-compilados; assim a instalação é rápida, sem a necessidade de compilar o software.
Vários pacotes complexos usam o conceito de dependências. Dependências são pacotes adicionais requeridos pelos pacotes principais para que estes funcionem corretamente. Por exemplo, o pacote de sintetização de voz Festival depende do pacote festvox-kalpc16k, o qual é um pacote que provê uma das vozes usadas pela aplicação. Para que o Festival funcione, ele e todas as suas dependências precisam ser instaladas. A ferramenta de gerenciamento de programas no Ubuntu irá fazer isso automaticamente.