PHP5 - Linguagem de Scripts

PHP é uma linguagem de scripts de propósito geral adequada para desenvolvimento Web. Os scripts PHP podem ser embutidos em HTML. Esta seção explica como instalar e configurar PHP5 num Sistema Ubuntu com Apache2 e MySQL.

Esta seção assume que você já instalou e configurou o Servidor Web Apache 2 e o Servidor de Banco de Dados MySQL. Você pode consultar a seção do Apache 2 e as seções do MySQL neste documento para instalar e configurar o Apache 2 e o MySQL, respectivamente.

Instalação

O PHP5 está disponível no Ubuntu Linux.

  • Para instalar o PHP5 você pode pode digitar o seguinte comando em um terminal:

    sudo apt-get install php5-common php5 libapache2-mod-php5
    

    Você pode executar scripts PHP5 a partir da linha de comando. Para executar scripts PHP5 da linha de comando você deve instalar o pacote php5-cli. Para instalar php5-cli você pode digitar o seguinte comando em um terminal:

    sudo apt-get install php5-cli
    

    Você pode também executar scripts PHP5 sem instalar o módulo PHP% para o Apache. Para fazer isso, você deve instalar o pacote php5-cgi. Você pode executar o seguinte comando em um terminal para instalar o pacote php5-cgi:

    sudo apt-get install php5-cgi
    

    Para usar o MySQL com o PHP5, você deve instalar o pacote php5-mysql. Para instalar o pacote php5-mysql, digite o seguinte comando em um terminal:

    sudo apt-get install php5-mysql
    

    Da mesma maneira para usar o PostgreSQL com o PHP5, você deve instalar o pacote php5-pgsql. Para instalar o pacote php5-pgsql, digite o seguinte comando em um terminal:

    sudo apt-get install php5-pgsql
    

Configuração

Uma vez instalado o PHP5, você pode rodar scripts PHP5 no seu navegador. Se você instalou o pacote php5-cli, você pode rodar scripts PHP5 em comando prompt.

Por padrão, o Servidor Web Apache 2 é configurado para executar scripts PHP5. Em outras palavras, o módulo PHP5 é habilitado no servidor Web Apache2 automaticamente quando você instalar o módulo. Por favor verifique se os arquivos /etc/apache2/mods-enabled/php5.conf e /etc/apache2/mods-enabled/php5.load existem. Se eles não existirem, você pode habilitar o módulo usando o comando a2enmod.

Uma vez que você instala os pacotes relacionados ao PHP5 e habilitar o módulo do PHP5 para o Apache 2, você deve reiniciar o servidor web Apache2 para executar scripts em PHP5. Você pode executar o seguinte comando em um prompt do terminal para reiniciar seu servidor web:

sudo /etc/init.d/apache2 restart 

Testando

Para verificar a sua instalação, você pode executar o seguinte script phpinfo do PHP5:

<?php
print_r (phpinfo());
?>

Você pode salvar o conteúdo em um arquivo phpinfo.php e colocá-lo dentro do diretório DocumentRoot do servidor Web Apache2. Quando você abrir em seu browser a URL http://hostname/phpinfo.php, ele deverá exibir valores de vários parâmetros de configuração do PHP5.