Servidor de Impressão - CUPS

O mecanismo de impressão primário e serviços de impressão é o Common UNIX Printing System (CUPS). Este sistema de impressão é disponível de forma gratuita, uma camada de impressão portátil que se tornou num novo standart de imressão na maioria das distribuições Linux.

O CUPS gere os trabalhos de impressão e filas de espera e oferece capacidade de impressão em rede usando o standard Internet Printing Protocol (IPP), oferecendo simultaneamente suporte para uma enorme diversidade de impressoras, desde agulhas a laser, e muitas outras. O CUPS suporta ainda o PostScript Printer Description (PPD) e a auto detecção de impressoras de rede, e possui um ambiente de configuração e administração muito simples e assente em tecnologia web.

Instalação

Para instalar o CUPS no seu sistema Ubuntu, simplesmente use a aplicação sudo com a aplicação apt-get e insira os pacotes a instalar como primeiro parâmetro. Uma instalação completa do CUPS têm muitas dependencias, mas podem ser todas especificadas na mesma linha de comandos. Insira o seguinte na linha de comandos para instalar o CUPS:

sudo apt-get install cupsys cupsys-client

Após autenticação com a sua palavra passe (com privilégios de administrador), os pacotes devem ser descarregados e instalados sem erros. Ao concluir a instalação, o servidor CUPS será iniciado automaticamente. Para resolução de problemas pode aceder aos erros do servidor CUPS através do ficheiro de registo de eventos /var/log/cups/error_log. Se o registo de erros não apresentar informação suficiente para ajudar a resolver os problemas que encontrou, o detalhe dos registos do CUPS pode ser aumentado alterando a directiva LogLevel no ficheiro de configuração, mencionado acima, de "info" para "debug" ou até "debug2" que registará todos os eventos. Se efectuar esta alteração, lembre-se de repor a directiva original ap+os resolver o problema, para impedir que o ficheiro de registo atinga um tamanho excessivo.

Configuração

O comportamento do Common UNIX Printing System é configurado através de directivas incluídas no ficheiro /etc/cups/cupsd.conf. O ficheiro de configuração do CUPS utiliza a mesma sintaxe que o ficheiro de configuração primário do servidor HTTP Apache, por isso, os utilizadores familiarizados com a edição desse ficheiro devem sentir-se à vontade ao editar o ficheiro de configuração do CUPS. Alguns exemplos de configurações que pode pretender alterar inicialmente são mostrados aqui.

[Dica]

Antes de editar o ficheiro de configuração, deve fazer uma cópia do ficheiro original e protegê-la contra a escrita, desta forma vai ter as configurações originais como referência, e para reutilizar se necessário.

Copie o ficheiro /etc/cups/cupsd.conf e proteja-o contra a escrita introduzindo os seguintes comandos num terminal:

sudo cp /etc/cups/cupsd.conf /etc/cups/cupsd.conf.original
sudo chmod a-w /etc/cups/cupsd.conf.original

  • ServerAdmin: Para configurar o endereço de correio electrónico do administrador do servidor CUPS, edite simplesmente o ficheiro /etc/cups/cupsd.conf com o seu editor de texto favorito, e modifique a linha ServerAdmin colocando aí o respectivo endereço. Por exemplo, se você for o administrador do servidor CUPS e o seu endereço de correio electrónico for 'bjoy@somebigco.com', deve alterar a linha ServerAdmin para o seguinte:

    ServerAdmin bjoy@somebigco.com
    

Para mais exemplos de directivas de configuração do ficheiro de configuração do servidor CUPS, consulte a página de manual de sistema associada digitando o seguinte comando num terminal:

man cupsd.conf

[Nota]

Sempre que faça alterações ao ficheiro de configuração /etc/cups/cupsd.conf, precisa de reiniciar o servidor CUPS executando o comando seguinte num terminal:

sudo /etc/init.d/cupsys restart

Algumas configurações extra do servidor CUPS são feitas no ficheiro /etc/cups/cups.d/ports.conf:

  • Listen: Por defeito no Ubuntu, o servidor CUPS instalado escuta somente na interface loopback no endereço de IP 127.0.0.1. De forma a instruir o servidor CUPS a ouvir num endereço de IP de rede, tem de especificar um hostname, o endereço de IP, ou em opção, um endereço IP/porta via a adição de uma directiva Listen. Por exemplo, se o seu servidor CUPS residir numa rede local no endereço IP192.168.10.250 e quiser torna-lo acessível a outros sistemas na rede, deverá editar /etc/cups/cupsd.conf e adicionar uma directiva Listen, tal qual como:

    Listen 127.0.0.1:631 # escuta no interface loopback
    Listen /var/run/cups/cups.sock # socket Listen actual
    Listen 192.168.10.250:631 # Escutar o interface de rede local, na Porta, 631 (IPP)
    

    No exemplo acima, pode comentar ou remover a referência ao endereço de Loopback (127.0.0.1) se não pretender que o cupsd espere ligações nessa interface, mas espere ligações somente nas interfaces Ethernet da Rede de Área Local (LAN). Para activar a recepção de ligações em todas as interfaces de rede às quais um determinado nome de máquina está associado, incluindo o Loopback, pode criar uma entrada Listen para o nome de máquina socrates como a seguinte:

    Listen socrates:631 # Vigiar em todas as interfaces para o nome de máquina 'socrates'
    

    ou omitindo a directiva Listen e usando Port em seu lugar, como em:

    Port 631 # Vigiar a porta 631 em todas as interfaces
    

Referências

Página Web do CUPS