Servidor de Impressão - CUPS

The primary mechanism for Ubuntu printing and print services is the Common UNIX Printing System (CUPS). This printing system is a freely available, portable printing layer which has become the new standard for printing in most Linux distributions.

O CUPS gere os trabalhos de impressão e filas de espera e oferece capacidade de impressão em rede usando o standard Internet Printing Protocol (IPP), oferecendo simultaneamente suporte para uma enorme diversidade de impressoras, desde agulhas a laser, e muitas outras. O CUPS suporta ainda o PostScript Printer Description (PPD) e a auto detecção de impressoras de rede, e possui um ambiente de configuração e administração muito simples e assente em tecnologia web.

Instalação

To install CUPS on your Ubuntu computer, simply use sudo with the apt-get command and give the packages to install as the first parameter. A complete CUPS install has many package dependencies, but they may all be specified on the same command line. Enter the following at a terminal prompt to install CUPS:

sudo apt-get install cupsys cupsys-client

Após autenticação com a sua palavra passe (com privilégios de administrador), os pacotes devem ser descarregados e instalados sem erros. Ao concluir a instalação, o servidor CUPS será iniciado automaticamente. Para resolução de problemas pode aceder aos erros do servidor CUPS através do ficheiro de registo de eventos /var/log/cups/error_log. Se o registo de erros não apresentar informação suficiente para ajudar a resolver os problemas que encontrou, o detalhe dos registos do CUPS pode ser aumentado alterando a directiva LogLevel no ficheiro de configuração, mencionado acima, de "info" para "debug" ou até "debug2" que registará todos os eventos. Se efectuar esta alteração, lembre-se de repor a directiva original ap+os resolver o problema, para impedir que o ficheiro de registo atinga um tamanho excessivo.

Configuração

O comportamento do Common UNIX Printing System é configurado através de directivas incluídas no ficheiro /etc/cups/cupsd.conf. O ficheiro de configuração do CUPS utiliza a mesma sintaxe que o ficheiro de configuração primário do servidor HTTP Apache, por isso, os utilizadores familiarizados com a edição desse ficheiro devem sentir-se à vontade ao editar o ficheiro de configuração do CUPS. Alguns exemplos de configurações que pode pretender alterar inicialmente são mostrados aqui.

[Dica]

Antes de editar o ficheiro de configuração, deve fazer uma cópia do ficheiro original e protegê-la contra a escrita, desta forma vai ter as configurações originais como referência, e para reutilizar se necessário.

Copie o ficheiro /etc/cups/cupsd.conf e proteja-o contra a escrita introduzindo os seguintes comandos num terminal:

sudo cp /etc/cups/cupsd.conf /etc/cups/cupsd.conf.original
sudo chmod a-w /etc/cups/cupsd.conf.original

  • ServerAdmin: Para configurar o endereço de correio electrónico do administrador do servidor CUPS, edite simplesmente o ficheiro /etc/cups/cupsd.conf com o seu editor de texto favorito, e modifique a linha ServerAdmin colocando aí o respectivo endereço. Por exemplo, se você for o administrador do servidor CUPS e o seu endereço de correio electrónico for 'bjoy@somebigco.com', deve alterar a linha ServerAdmin para o seguinte:

    ServerAdmin bjoy@somebigco.com
    

Para mais exemplos de directivas de configuração do ficheiro de configuração do servidor CUPS, consulte a página de manual de sistema associada digitando o seguinte comando num terminal:

man cupsd.conf

[Nota]

Sempre que faça alterações ao ficheiro de configuração /etc/cups/cupsd.conf, precisa de reiniciar o servidor CUPS executando o comando seguinte num terminal:

sudo /etc/init.d/cupsys restart

Algumas configurações extra do servidor CUPS são feitas no ficheiro /etc/cups/cups.d/ports.conf:

  • Listen: By default on Ubuntu, the CUPS server installation listens only on the loopback interface at IP address 127.0.0.1. In order to instruct the CUPS server to listen on an actual network adapter's IP address, you must specify either a hostname, the IP address, or optionally, an IP address/port pairing via the addition of a Listen directive. For example, if your CUPS server resides on a local network at the IP address 192.168.10.250 and you'd like to make it accessible to the other systems on this subnetwork, you would edit the /etc/cups/cupsd.conf and add a Listen directive, as such:

    Listen 127.0.0.1:631 # escuta no interface loopback
    Listen /var/run/cups/cups.sock # socket Listen actual
    Listen 192.168.10.250:631 # Escutar o interface de rede local, na Porta, 631 (IPP)
    

    No exemplo acima, pode comentar ou remover a referência ao endereço de Loopback (127.0.0.1) se não pretender que o cupsd espere ligações nessa interface, mas espere ligações somente nas interfaces Ethernet da Rede de Área Local (LAN). Para activar a recepção de ligações em todas as interfaces de rede às quais um determinado nome de máquina está associado, incluindo o Loopback, pode criar uma entrada Listen para o nome de máquina socrates como a seguinte:

    Listen socrates:631 # Vigiar em todas as interfaces para o nome de máquina 'socrates'
    

    ou omitindo a directiva Listen e usando Port em seu lugar, como em:

    Port 631 # Vigiar a porta 631 em todas as interfaces
    

Referências

Página Web do CUPS