O mecanismo primário do Ubuntu para imprimir e serviços de impressão Common UNIX Printing System (CUPS). Este sistema de impressão é uma camada de impressão portável disponível livremente e que se tornou o padrão para impressão na maior parte das distribuições Linux.
O CUPS gerencia serviços de impressão e filas, além de fornecer impressão em rede usando o Protocolo padrão de Impressão da Internet (IPP), além de oferecer suporte a uma grande variedade de impressoras, de matriciais a lasers dentre muitas outras. O CUPS também suporta Descrições de Impressoras PostScript (PPD) e auto-detecção de impressoras de rede, e aprensenta também uma ferramenta de administração simples baseada na web.
Para instalar o CUPS no seu computador Ubuntu, simplesmente use sudo com o comando apt-get e informe o pacote a ser instalado como o primeiro parâmetro. Uma instalação completa do CUPS tem muitas dependências, mas elas poderão ser todas especificadas na mesma linha de comando. Digite o seguinte no interpretador do terminal para instalar o CUPS:
sudo apt-get install cupsys cupsys-client
Uma vez autenticado com a senha do seu usuário, deverá ocorrer o download e instalação dos pacotes sem erros. Após a instalação, o servidor CUPS será inicializado automaticamente. Para resolução de problemas, você pode acessar os erros do servidor CUPS através do arquivo de log de erros em: /var/log/cups/error_log
. Se os logs de erros não mostrar informações necessárias para resolução dos seus problemas que você encontrar, a qualidade de saída de log do CUPS pode ser incrementada, alterando a diretiva LogLevel no arquivo de configuração (discutido logo abaixo) para "debug" ou ainda "debug2", o que causará o registro em log de tudo, do padrão ao "info". Se você fizer esta mudança, lembre-se de desfazê-la assim que você resolver seu problema, para prevenir que o arquivo fique muito grande.
O comportamento do servidor CUPS (The Common UNIX Printing System) é configurado através das diretivas contidas no arquivo /etc/cups/cupsd.conf
. O arquivo de configuração do CUPS segue a mesma sintaxe que o arquivo de configuração primário para o servidor de HTTP Apache, portanto os usuários familiares com a edição do arquivo de configuração do Apache deverão ter uma maior facilidade ao editar a configuração do CUPS. Alguns exemplos de configuração que você queira inicialmente alterar serão apresentados aqui.
![]() |
|
Antes de editar o arquivo de configuração, você deve fazer uma cópia do arquivo original e protegê-lo contra sobrescrição, porque assim você terá os ajustes originais como uma referência, e para reusar como necessário. Copiar o arquivo |
sudo cp /etc/cups/cupsd.conf /etc/cups/cupsd.conf.original sudo chmod a-w /etc/cups/cupsd.conf.original
ServerAdmin: Para configurar o endereço de email designado para o administrador do servidor CUPS, simplesmente edite o arquivo de configuração /etc/cups/cupsd.conf
com seu editor de textos predileto, e altere a diretiva ServerAdmin de acordo. Por exemplo, se você é o administrador do servidor CUPS, e seu email é bjoy@somebigco.com, Então você deverá alterar a diretiva ServerAdmin para ficar como:
ServerAdmin bjoy@somebigco.com
Para mais exemplos de diretivas de configuração no arquivo de configuração do servidor CUPS, veja a página de manual do sistema relacionada através da utilização do seguinte comando no prompt de um terminal:
man cupsd.conf
![]() |
|
Cada vez que você fizer alterações no arquivo de configuração |
sudo /etc/init.d/cupsys restart
Algumas das outras configurações do servidor CUPS são feitas no arquivo /etc/cups/cups.d/ports.conf
:
Listen: By default on Ubuntu, the CUPS
server installation listens only on the loopback interface at IP address
127.0.0.1. In order to instruct the
CUPS server to listen on an actual network adapter's IP address, you must
specify either a hostname, the IP address, or optionally, an IP
address/port pairing via the addition of a Listen directive. For example,
if your CUPS server resides on a local network at the IP address 192.168.10.250 and you'd like to make it
accessible to the other systems on this subnetwork, you would edit the
/etc/cups/cupsd.conf
and add a Listen
directive, as such:
Listen 127.0.0.1:631 # Loopback existente Listen /var/run/cups/cups.sock # Escuta de socket existente Listen 192.168.10.250:631 # Escutando na interface LAN, porta 631 (IPP)
No exemplo acima, você deve comentar ou remover a referência ao endereço Loopback (127.0.0.1) se você não desejar que o cupsd escute naquela interface, mas sim preferir que ele escute somente na interface Ethernet da sua Rede Local (LAN). Para habilitar a escuta para todas as interfaces de rede em que um hostname esteja ligado, incluíndo a loopback, você pode criar uma entrada de Listen para o hostname socrates como:
Listen socrates:631 # Escute em todas as interfaces pelo hostname 'socrates'
ou omitindo a diretriz Listen e usando Port invés, como:
Port 631 # Escute na porta 631 em todas as interfaces