O Dovecot é um Agente de Entrega de Correio, escrito tendo em mente a segurança em primeiro lugar. Ele suporta os principais formatos de caixas postais: mbox ou Maildir. Essa seção explica como configurá-lo como um servidor imap ou pop3.
Para instalar o dovecot, rode o seguinte comando em um prompt de comando:
sudo apt-get install dovecot-common dovecot-imapd dovecot-pop3d
Para configurar o dovecot, você pode editar o arquivo /etc/dovecot/dovecot.conf
. Você pode escolher o protocolo que você usa. Ele pode ser pop3, pop3s (pop3 seguro), imap e imaps (imap seguro). Uma descrição desses protocolos está além do escopo desse guia. Para maiores informações, consulte os artigos da wikipedia em POP3 e IMAP.
IMAPS e POP3S são mais seguros que IMAP e POP3 porque eles usam criptografia SSL para conexão. Uma vez que você escolheu o protocolo, inclua a seguinte linha no arquivo /etc/dovecot/dovecot.conf
:
protocols = pop3 pop3s imap imaps
Isso habilita o protocolo quando dovecot for iniciado. Em seguida, inclua as seguintes linhas na seção pop3 do arquivo /etc/dovecot/dovecot.conf
:
pop3_uidl_format = %08Xu%08Xv
Depois, selecione a caixa de corrêio que você usa. Dovecot suporta os formatos maildir e mbox. Esses são os formatos de caixa de mensagens mais comumente usadas. Ambos tem seus benefícios e eles são discutidos no website do dovecot.
Após escolhido o seu tipo de caixa de e-mail, edite o arquivo /etc/dovecot/dovecot.conf
e modifique a seguinte linha:
default_mail_env = maildir:~/Maildir # (para maildir) ou default_mail_env = mbox:~/mail:INBOX=/var/spool/mail/%u # (para mbox)
![]() |
|
Você deverá configurar seu Agente de Transporte de Email (Mail Transport Agent - MTA) para transferir os e-mails de entrada para esse tipo de caixa de e-mail se ele estiver diferente do que você configurou. |
Depois de ter configurado o dovecot, inicie o servidor dovecot para testar sua instalação:
sudo /etc/init.d/dovecot start
se você tiver habilitado o imap, ou pop3, você pode também tentar abrir uma conexão com os comandos telnet localhost pop3 ou telnet localhost imap2. Se você ver algo como o seguinte, a instalação foi feita com sucesso:
bhuvan@rainbow:~$ telnet localhost pop3 Trying 127.0.0.1... Connected to localhost.localdomain. Escape character is '^]'. +OK Dovecot ready.
Para configurar o dovecot para que utilize SSL, você pode editar o arquivo /etc/dovecot/dovecot.conf
e adicionar as seguintes linhas:
ssl_cert_file = /etc/ssl/certs/dovecot.pem ssl_key_file = /etc/ssl/private/dovecot.pem ssl_disable = no disable_plaintext_auth = no
Os arquivos cert e key são criados automaticamente pelo dovecot quando você o instala. Por favor note que essas chaves não são assinadas e darão erros de "assinatura ruim" (bad signature) quando se conectar de um cliente. Para evitar isso, você pode utilizar certificados comerciais, ou ainda melhor, você pode utilizar seus próprios certificados SSL.