
GIMP (The GNU Image Manipulation Program) é um editor grátis de gráficos rasterizados licenciado sob a GPL. Ele é utilizado primeriamente como uma ferramenta de retoque e edição de imagens. O GIMP é construído a partir da estrutura GTK+, e portanto pode ser executado em diversas plataformas. Ele é utilizado para tarefas de edição gráfica tais como: edição de fotos, composição de imagens e criação de imagens.
O GIMP pode ser melhorado pelo use de plug-ins and roteiros que executam operações complexas. Eles também podem ser usados para a conversão entre diferentes formatos de imagens.
Alguns dos recursos e capacidades oferecidos pelo GIMP incluem:
Uma sute completa de ferramentas de pintura,incluindo pincéis, um lápis, um aerógrafo, clonagem, restauração dodge e burn, e mais.
Suporte completo a canal Alfa, para trabalhar com transparência.
Camadas e Canais
Capacidade avançada de execução de scripts
Multiplos níveis de desfazer/refazer (limitado apenas pelo espaço em disco)
Ferramentas de transformação, incluindo rotação, escala, distorção e inversão
Suporte para uma vasta gama de formatos de arquivo, incluindo GIF, JPEG, PNG, XPM, TIFF, TGA, MPEG, PS, PDF, PCX, BMP e muitos outros.
Ferramentas de seleção, incluindo retângulo, elipse, livre, seleção indefinida, curvas Bézier e tesouras inteligentes
Plug-ins para adicionar novos formatos de arquivos e novos filtros de efeito.
Para editar imagens você pode usar o GIMP, um aplicativo poderoso e cheio de recursos similar ao Adobe Photoshop. Aqui explica como editar imagens com o GIMP:
Instale o Gimp do gerenciador de pacotes.
Para iniciar o Gimp, vá em ->->->.
No Gimp, vá em -> e navegue até a pasta onde a imagem está guardada e a abra.
Há várias ferramentas disponíveis no Gimp para editar a imagem, como o 'Pincel' e a 'Borracha'.
Quando a edição estiver completa, vá em -> para salvar o seu arquivo, ou use para evitar sobrescrever a imagem original.
Criar imagens com o Gimp pode ser feito facilmente. Há muitos filtros e ferramentas disponíveis que podem ser usadas para criar imagens surpreendentes. Aqui explica como criar imagens:
Para criar imagens/gráficos, inicie com uma imagem vazia no Gimp. Para fazer isso, vá em -> e digite as dimensões da nova imagem. Pressione .
Com uma imagem vazia, qualquer uma das numerosas ferramentas disponíveis no Gimp podem ser usadas para criar uma obra de arte! Por exemplo, use a ferramenta de texto, marcada com um 'A' na janela da caixa de ferramentas, para adicionar algum texto à imagem. O texto pode então ser manipulado usando filtros e adicionando mais cor a ele.
Quando a imagem for criada, ela pode ser salva. Para salvar um arquivo no Gimp, vá em -> e escolha onde o arquivo deve ser salvo. O Gimp requer que um tipo de arquivo seja selecionado para que a imagem seja salva (png, jpg etc.). Então a extensão do arquivo deve ser informada para que a imagem seja salva. Uma dessas escolhas, .xcf, é a extensão padrão do Gimp. Ela é a melhor extensão que mantém o histórico de edição da imagem, o que pode ser útil se a imagem tiver de ser editada novamente no Gimp.
Para um guia completo sobre editar e criar imagens e gráficos no Gimp, por favor veja os tutorials e a documentação oficial no site do Gimp. Mais recursos para aprender sobre o GIMP são: