Registrando um relatório de não-travamento ou regressão

Se um aplicativo tiver regredido em sua funcionalidade, um relatório de erro deve ser registrado para esse aplicativo. A regressão ocorre quando uma função funcionou em uma versão anterior mas não está funcionando na versão mais recente. Na maioria dos casos, este tipo de relatório será apresentado por aqueles que têm mais experiência e pode ser testando qualidade de software beta. No entanto, existem situações em que um usuário precisa relatar um problema com um aplicativo que não está funcionando direito, mas não está travando. Os procedimentos a seguir ajudarão.

KDE

O registro de um relatório de erros relacionados ao não-travamento de aplicativos do KDE é feito com um navegador usando https://bugs.kde.org/.

Registre primeiro

Para relatar um erro, pessoa deve possuir registro no Controle de erros. O controle de erros do KDE está localizado em https://bugs.kde.org/.

Procedure 3. Preencher um relatório de erros sem travamento

  1. Em um navegador, vá para https://bugs.kde.org/ e crie uma nova conta ou entre no sistema. Uma vez logado, a página a seguir será apresentada.

    Example 25. Bem-vindo ao Sistema de controle de erros do KDE



  2. Clique no linkReportar sugestão ou erro no canto superior à direita da página para iniciar o processo de apresentação do relatório de erros. A página seguinte será apresentada.

    Example 26. Bem-vindo ao Assistente de Relatório de Falhas do KDE!



  3. Clique no botão Continuar. A seguinte página será apresentada.

    Example 27. Configuração de software



  4. Selecione a apropriada Versão KDE (requirido) e o Método de distribuição (Deve ser Pacotes Ubuntu) no menu de seleção. Clique no botão Continuar quando finalizar com as seleções. A seguinte página será apresentada.

    Example 28. Seleção de aplicativo



  5. Se o aplicativo reportado está na lista Aplicativos , selecione-o e pressione o botão Continuar. Se o aplicativo não está na lista, pule a próxima etapa.

  6. Abaixo da seção Localizar abaixo da lista de Aplicativos , preencha na caixa de textoPesquisa por palavara chave o nome do aplicativo a ser reportado. Isto deve ser similar a seguinte imagem.

    Example 29. Seleção de aplicativo (Pesquisar por aplicativo)



    Se o aplicativo for localizado, uma página será exibida semelhante à anterior, com o aplicativo em destaque.

  7. Clique no botão Continuar. A seguinte página será apresentada.

    Example 30. Informações gerais



  8. Na caixa de textoSumario, inserir o resumo com informações semelhantes ao exemplo abaixo da caixa de texto. Selecione Linux no menu Sistema operacional. Quando completado, Clique no botão Continuar. A seguinte página será apresentada.

    Example 31. Verificar por relatos de erros duplicados



  9. Se um relatório duplicado é encontrado, clique no ID para ver o relatório. Se é duplicado e são necessárias mais informações, basta digitar o texto na caixa de texto confirmando isto. Se não é necessário maiores informações, nada precisa ser digitado. Se relatórios não duplicados são encontrados, Clique no botão Continuar. A página seguinte será apresentada.

    Example 32. Formulário de inscrição de erro



  10. O menu suspenso (necessário) Severidade deve mostrar a opçãoErro - Relatar Erro (sem travamento). Na caixa de texto Descrição detalhada em inglês (required), digite todas as informações pertinenetes ao relatório de errot. Quando finalizar, Clique no botão Continuar. A seguinte mensagem será apresentada.

    Example 33. Erro enviado



Parabéns por fazer um relatório de erro não destrutivoIdentificar e reportar erros são essênciais para melhorar o Kubuntu e o KDE. Alguns e-mails podem ser enviados para o endereço registrado para atualizar o progresso ou permitir aos desenvolvedores obter informações adicionais sobre o erro.

Launchpad

Preencher um um relatório de erro não relacionado a travamento para uma aplicação não KDE pode ser feito através de um navegador web https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+filebug ou utilizando a aplicação de reporte de erro Apport. O seguinte procedimento irá demonstrar o uso do Apport pois esta é a maneira recomendada para preencher relatórios de erros do Ubuntu ou aplicações não relacionadas ao KDE.

Procedure 4. Preencher um relatório de erros sem travamento

  1. Abrir KRunner, a interface KDE de executar comando, pressionando Alt-F2.

    Example 34. KRunner



  2. No diálogo do aplicativo KRunner, digite apport-bug -p PROGRAM_NAME. Substitua PROGRAM_NAMEcom o nome do programa a que se destina o relatório de erro. Pressione Enter quando finalizado. O seguinte diálogo será apresentado.

    Example 35. Coletando Informações sobre o Problema



  3. Quando a coleta de informações já foi concluída, o seguinte diálogo será apresentado.

    Example 36. Enviar o relatório do problema aos desenvolvedores?



  4. Clique no botão Detalhes... para detalhes do relatório a ser seguido. O seguinte diálogo será apresentado.

    Example 37. Detalhes do Relatório



  5. Clique no botão Enviar para enviar relatório para os desenvolvedores. O seguinte diálogo de progresso será apresentado.

    Example 38. Enviando informações sobre o problema



  6. Após a informação ter sido enviada, o navegador vai abrir e exibir uma página semelhante à que se segue.

    Example 39. Por favor aguarde enquanto os dados acerca da falha são processados.



    Depois que os dados de erros é processado, a página a seguir será apresentada.

    Example 40. Relate uma falha... (Resumo)



  7. Digite na caixa de textoSumárioo texto que descreve o erro com poucas palavras. Quando terminar Clique no botão Próxima. A seguinte página será apresentada.

    Example 41. Relate uma falha... (Mais informações)



  8. Digite na caixa de texto Mais informações o texto descrevendo o erro em detalhes. Quando completo Clique no botão Enviar relatório de erro. A seguinte página será apresentada.

    Example 42. Obrigado por relatar o erro



Parabéns por fazer um relatório de erro não relacionado a travamento! Identificar e relatar erros é essencial para melhorar o Kubuntu. Alguns e-mails podem ser enviados para o endereço registrado para atualizar o progresso ou permitir aos desenvolvedores obter informações adicionais sobre o erro.