
A maioria das impressoras é suportada pelo Kubuntu. Preferências do sistema > Configuração da impressora provê a capacidade de adicionar impressoras, modificar suas preferências, monitorar as tarefas de impressão, suspender ou reiniciar impressoras, e configurar o compartilhamento de impressora.
O Gerenciador de Dispositivo HP simplifica a configuração de impressoras, incluindo Dispositivos Multifuncionais HP (MFDs)--impressoras que copiam e escaneiam. Esta aplicação deve ser usada se houver uma conexão direta com o computador e a impressora via USB, LPT (porta paralela), ou por rede (conexão direta ou JetDirect). O Gerenciador de Dispositivos HP não funciona com impressoras compartilhadas que utilizam o Samba. Se a impressora estiver configurada com o Samba, é recomendado usar the section called “Impressora de Rede”.
Para abrir o Gerenciador de Dispositivo HP, pressione Alt-F2. Na caixa de diálogo Executar Comando, digite printer
toolbox
em seguida clique em ou pressione a telca Enter. Se esta for a primeira vez que está abrindo esse aplicativo, a caixa de diálogo Nenhum Dispositivo HP Instalado foi Encontrado irá aparecer. Três opções serão mostradas: , , e . Para instalar a impressora, selecione o botão . Quando solicitar a senha, digite a senha correta e então clique no botão . Selecione a opção que atenda a configuração da impressora e conclua a instalação. O Gerenciador de Dispositivo HP tem a capacidade de detectar automaticamente os dispositivos conectados, ou para fazer a varredura de uma rede de dispositivos compatíveis.
Para mais informações do Gerenciador de Dispotivo HP, instale o pacote hplip-docs. Por favor consulte a documentação Adicionando Aplicações para maiores informaçẽos sobre a instalação de aplicações extra. Um vez que hplip-docs estiver instalado, ele pode ser acessado indo em -> ou navegando até file:///usr/share/doc/hplip-doc/HTML/index.html.
Uma impressora local é uma impressora que está diretamente ligada no computador (impressoras de rede serão discutidas na seção seguinte). Para configurar uma impressora local:
Determina o nome do modelo da impressora e assegura que a impressora está ligada.
Escolha -> e selecione Configurações de impressora para abrir a caixa de diálogo system-settings-config-printers.
Escolha ->
A impressora deve ser detectada automaticamente. Se for, clique e então .
Para finalizar, informe a descrição e a localização da impressora.
Algumas impressoras podem necessitar de mais passos de configuração. Se a impressora não foi detectada automaticamente, tente selecionar a porta e o driver manualmente. Pesquise no banco de dados em LinuxPrinting.org ou veja a Página de impressoras da wiki do Kubuntu para possíveis informações sobre a impressora.
O Kubuntu pode ser configurado para enviar trabalhos para um servidor de impressão remoto. Impressoras remotas são acessadas através da rede. Para configurar uma impressora remota:
Determina o nome do modelo da impressora e assegura que a impressora está ligada.
Escolha -> e selecione Configurações de impressora para abrir a caixa de diálogo system-settings-config-printers.
Escolha ->
No dialogo Introdução, pressione o botão .
No dialogo Selecione voltar, selecione o tipo de conexão remota e pressione o botão .
Na janela Identificação do usuário, selecione o tipo de autenticação que é usada ou pela a impressora remota ou pelo o sistema que compartilha a impressora remota. Dica: se há uma pergunta, tente Anônimo (sem login/senha) e pressione o botão . Se isto falhar, tente com Conta de convidado (login="guest").
Na caixa de diálogo Configurações de impressora, pressione o botão . Se houver qualquer erro de autenticação, pressione o botão e tente o passo anterior com uma configuração de autenticação diferente. Se tudo correr bem, selecione uma impressora remota e pressione o botão.
Após o KDE construir o banco de dados do driver, a caixa de diálogo Seleção de Modelo da Impressora mostrará uma lista com informação do Fabricante e Modelo. Localize a impressora, selecione os drivers correspondentes, e pressione . Se não for houver informações realcionadas a sua impressora, por favor procure no banco de dados em LinuxPrinting.org ou veja Kubuntu Wiki's Printer Page para possíveis informações sobre sua impressora.
Para este passo, há duas escolhas possíveis sobre as janelas. Se os drivers foram configurados automaticamente, então a janela Teste da impressora irá aparecer. Se os drivers não foram configurados automaticamente, então a janela Seleção de drivers será mostrada.
Na janela Teste da impressora, faça um teste para verificar a operação da impressora ou siga em frente. Quando completar, pressione o botão
Na caixa de diálogo Seleção de driver, haverá uma prontificação de escolha de um driver apropriado. Caso haja um driver [recomendado] , selecione esta impressora e pressiona o botão . Se não houver um driver recomendado, tente um driver diferente até que se encontre um apropriado para a sua impressora.
No diálogo Seleção de Banner, selecione os banners padrões Iniciando e Finalizando. Quando completado, pressiona o botão .
Na caixa de diálogo Configuração de cota de impressão, sefina o tamanho da cota a ser habilitada para a impressora. Este é o tamanho máximo de arquivo ou tamanho máximo da quantidade de páginas permitidas por vez. Quando completado, pressione .
Na caixa de diálogo Configuração de acesso do usuário, regras de acesso podem ser usados para usuários e grupos. Quando completado, pressione .
Na janela Informações gerais, insira pelo menos um Nome para a impressora. Quando terminar, pressione .
Confirmação é a ultima janela apresentada. Verifique se as informações estão corretas, e pressione para completar a instalação.
Samba é comumente usado para configurar o compartilhamento de impressoras, instaladas localmente ou pela rede, em um servidor Ubuntu. Similar ao Samba-fileserver, esta seção mostra como configurar o Samba para permitir qualquer cliente na rede local para usar as impressoras instaladas sem pedir por um nome de usuário e senha
Para uma configuração mais segura, veja Samba-fileprint-security
Antes de instalar e configurar o Samba, é recomendável ter uma instalação do CUPS funcionando. Veja a wiki para mais detalhes.
Para instalar o pacote samba, a partir de um terminal digite:
sudo apt-get install samba
Após instalar o samba, edite /etc/samba/smb.conf
. Mude o atributo workgroup para algo apropriado à sua rede, e mude security para share:
workgroup = EXEMPLO ... security = user
Na seção [printers], mude a opção guest ok para yes:
browsable = yes guest ok = yes
Após editar o arquivo smb.conf
, reinicie o Samba:
sudo /etc/init.d/samba restart
A configuração padrão do Samba compartilhará automaticamente quaisquer impressoras instaladas. Basta instalar as impressoras, localmente, nos clientes Windows.
Para configurações mais aprofundadas do Samba veja a Coleção de HOWTO's do Samba
O guia também está disponível em formato impresso.
O livro Using Samba da editora O'Reilly é outra boa referência.
Veja a página do CUPS para maiores informações sobre a configuração do CUPS.
Selecione Impressoras do ->->.
clique na impressora a ser testada e selecione
Na janela Aviso, pressione o botão
Selecione Impressoras do ->->.
Destacar ou selecionar uma impressora para ser compartilhada.
Uma vez destacado, vá para ->.
No diálogo Compartilhar impressoras na rede local, pressione o botão .
Na janela Executar como root - KDE su, digite a senha apropriada e pressione o botão .