
Apesar do método preferível de instalar programas seja com o gerenciador de pacotes descrito em KPackageKit, arquivos individuais de pacotes do programa podem ser baixados e instalados. Vários tipos de arquivos de pacotes estão disponíveis para sistemas Linux. Geralmente, esses tipos de arquivos estão associados com o gerenciador de pacotes da distribuição Linux específica.
Para instalar um programa em particular, é preferível selecionar um pacote para o Kubuntu do programa, e o instalar com um gerenciador de pacotes. Isto garante que o programa é compatível com os outros programas no sistema. Se não há um pacote disponível através do gerenciador de pacotes, pode ser possível instalar manualmente. O procedimento da instalação depende do tipo do arquivo de pacote.
Os arquivos de pacotes associados com o Kubuntu possuem a extensão .deb por causa da relação próxima do Kubuntu com a distribuição Debian GNU/Linux. Arquivos .deb individuais podem ser baixados e instalados. Privilégios administrativos são necessários para fazer isto.
Para instalar um arquivo .deb, simplesmente clique com o botão
no arquivo .deb para iniciar o processo de instalação. Uma solicitação da senha associada com o privilégio administrativo necessário irá aparecer.Arquivos do gerenciador de pacotes do Red Hat possuem o sufixo .rpm. Não é recomendável que eles sejam instalados em um sistema Kubuntu. Em quase todos os casos, uma versão .deb nativa do Kubuntu está disponível. Entretanto, se necessário, um arquivo .rpm pode ser convertido para um pacote .deb usando um programa chamado alien.
Procedure 3. Instalando Alien
Abra o Gerenciamento de Software indo em ->->->.
Digite
alien
na caixa de Pesquisa perto do topo da janela.Procure pelo pacote de nome alien e o selecione. Pressione o botão da . A flecha irá mudar de cor.
Pressione o botão , e o botão na tela seguinte. Pode haver pacotes adicionais necessários para serem instalados como dependências. Se for o caso, clique .
Se solicitada, digite a senha apropriada e pressione .
Quando a instalação estiver completa, feche o Gerenciamento de software.
Arquivos com o sufixo .tar.gz ou .tar.bz2 são arquivos de pacote conhecidos como tarballs ou fonte, pacotes que são muito usados no Linux. Se não há nenhum pacote nativo do Kubuntu disponível nos repositórios, pode ser possível compilar e instalar o pacote da fonte. Para dicas sobre compilar programas, veja a página Compilando programas na wiki do Ubuntu.