Apresentação de relatório de travamento

Quando uma aplicação trava em Kubuntu, a caixa de diálogo de travamento apropriada irá aparecer. É geralmente fácil de enviar um relatório de erros na própria caixa de diálogo. Com uma aplicação do KDE, a janela de travamento do KDE irá aparecer junto com instruções para relatar o erro. Caso contrário, a caixa de diálogo de travamentos do Ubuntu irá aparecer com instruções para a apresentar um erro no Launchpad.

KDE

Quando um aplicativo trava no KDE, uma caixa de diálogo de travamento será apresentada, semelhante às imagens que se seguem. A primeira imagem mostra a guia Geral, que fornece uma visão geral do erro. A segunda imagem mostra o Informação para Desenvolvedores, que fornece informações úteis de rastreamento para desenvolvedores.

Example 1. Caixa de diálogo de travamentos do KDE (guia Geral)



Example 2. Caixa de diálogo de travamentos do KDE (guia Informação para Desenvolvedores)



Se as informações de rastreamento são consideradas valiosas, a apresentação de um relatório de erro é fácil com o assistente para caixa de diálogo de travamento. Se o rastreamento não é considerado valioso, então não é possível apresentar um relatório de erros com o assistente. O relatório de erro ainda pode ser arquivado manualmente em https://bugs.kde.org/.

Siga o procedimento abaixo para completar o processo do relatório de erros.

Procedure 1. Apresentando o relatório de erros depois de um travamento

  1. Clique no botão Relatar um erro. A caixa de diálogo irá aparecer.

    Example 3. Bem-vindo ao assistente de relatório



  2. Clique no botão Próximo. A caixa de diálogo irá aparecer.

    Example 4. O que você sabe sobre a falha?



  3. Selecione as opções aplicáveis. A caixa desdobrável com a pergunta: "Será que o travamento irá ocorrer novamente se você repetir a mesma situação?" tem várias opções.

    Example 5. Será que o aplicativo travará novamente se você repetir a mesma situação?



  4. Após selecionar os itens aplicáveis a partir da caixa de diálogo na etapa anterior, click no botão Próximo.

  5. Dependendo das informações disponíveis no relatório de erro, uma das duas caixas de diálogo irá aparecer. Uma delas indica que não há informação suficiente para apresentar um bom relatório. A outra indica que a informação é útil, e que seria útil continuar com a apresentação do relatório.

    Example 6. Não há informações suficientes para desenvolvedores para continuar o processo de comunicação de erro



    Example 7. Estas informações da falha são úteis



    Se não havia informação suficiente ...

    Pode ser necessário instalar os pacotes de depuração adequados a fim de obter uma boa pista. Tais pacotes incluem kdebase-dbg, kdebase-workspace-dbg, kdebase-runtime-dbg.

  6. Se foi fornecida informação suficiente para continuar a apresentação de um relatório de erro utilizando o assistente, irá aparecer uma janela para permitir logar no Bugzilla do KDE.

    Example 8. Autenticação no sistema de registro de erros do KDE



    Use endereço de e-mail como nome de usuário

    Use o e-mail que foi usado no registro do Bugzilla do KDE.

  7. Após fazer o login com o nome de usuário (endereço de e-mail) e senha,clique no botão Login.

    Example 9. Lista de possíveis relatórios de erros duplicados



  8. Se houver um relatório possivelmente duplicado, clique no relatório na lista e, em seguida,cliqueno botão Abrir relatório selecionado. Qualquer uma das caixas de diálogo que se seguem serão apresentadas.

    Example 10. O relatório que você selecionou já está marcado como um duplicado ...



    Example 11. Mostrando o relatório de erros duplicado que você selecionou



  9. Se o erro parece ser uma duplicata, clique no botão Adicionar como erro possivelmente duplicado. Isto fará um relatório de erros e informará os desenvolvedores que pode haver erros duplicado. Isto é recomendado, exceto nos casos de usuários experientes quando claramente não erro duplicado. Clickando em Anexar a este relatório (Avançado) as informações do erro serão anexadas ao relatório.

    Se o erro não é duplicado, simplesmente clique clique no botão Próximo na caixa de diálogo mostrando os possíveis erros duplicados. Irá aparecer uma janela com Deixe-me verificar mais relatórios. Para evitar a verificação de mais relatórios e continuar a enviar o relatório, clique no botão Não há erros duplicados. Irá aparecer uma janela para inserir informações adicionais sobre o relatório.

    Example 12. Detalhes do relatório de erro



  10. Uma vez que os detalhes do relatório de erro estão completos, cliqueno botão Próximo. A seguinte caixa de diálogo será apresentada.

    Example 13. Relatório de visualização



  11. Se a informação parecer correta, clique no botão Próximo. A seguinte caixa de diálogo aparecerá.

    Example 14. Enviar relatório de falha



Parabéns por um relatório de erro com sucesso!Identificar e relatar bugs são essenciais para a melhoria do Kubuntu e KDE. Alguns e-mails podem ser enviados para o endereço registrado para atualizar o progresso ou para permitir que desenvolvedores para obter informações adicionais sobre o erro.

Launchpad

Quando um aplicativo que não é do KDE trava no Kubuntu, uma janela pop-up será exibida a partir de Apport, semelhante à imagem a seguir.

Example 15. Janela de notificação de erro



As informações de travamento podem ser diferentes

As capturas de tela a seguir foram criadas através do travamento do aplicativo VLC deliberadamente. Caixas de diálogo de travamento associadas a outros aplicativos serão diferentes. Em uma situação real de erro, o nome do aplicativo VLC será substituído pelo nome do aplicativo que realmente travou.

Siga o procedimento abaixo para completar o processo do relatório de erros.

Procedure 2. Apresentando o relatório de erros depois de um travamento

  1. Clique no botão Detalhes na Ajuda da notificação do sistema. A seguinte caixa de diálogo será apresentada.

    Example 16. Desculpa, o programa "vlc" foi fechado inesperadamente.



  2. Clique no botão Relatar um problema.... O progresso da caixa de diálogo Obtendo informações sobre o problema será apresentado.

    Example 17. Coletando Informações sobre o Problema



  3. Depois de todas as informações sobre o travamento serem recolhidas, uma caixa de diálogo será apresentada, mostrando os detalhes do relatório, e o relatório é enviado para os desenvolvedores. Clique no botão Detalhes... para ver os detalhes do relatório. A seguinte caixa de diálogo será apresentada.

    Example 18. Enviar relatório de erro para os desenvolvedores? (Detalhes)



  4. Clique no botão Enviar para enviar o relatório para os desenvolvedores. Neste caso, ele irá enviar o relatório para o Launchpad. A caixa de diálogo de progresso será apresentada.

    Example 19. Enviando informações sobre o problema



  5. Após concluído o diálogo de progresso, o navegador padrão será aberto no Launchpad apresentando a página de login ou o início da versão online do relatório de erros do processo. Após o login (se necessário) a página seguinte será apresentada.

    Example 20. Por favor, aguarde enquanto os dados dos erros são processados ...



  6. Quando o Launchpad concluir o processamento dos dados de erro, a seguinte página será apresentada.

    Example 21. Informações adicionais de depuração serão adicionadas ...



  7. Clique no botão Próximo. A página seguinte será apresentada.

    Example 22. Informações adicionais



  8. Qualquer informação adicional pode ser acrescentada ao relatório de erros, como o que estava sendo feito quando ele travou ou a localização de arquivos online que podem ter causado o travamento. Segue uma breve descrição apresentada com o relatório nesse procedimento.

    Example 23. Informação adicional (Concluído)



  9. Clique no botão Enviar relatório de erros na parte inferior da página. A seguinte página será apresentada.

    Example 24. Obrigado por relatar o erro



Parabéns por um relatório de erro com sucesso!Identificar e relatar bugs são essenciais para a melhoria do Kubuntu e KDE. Alguns e-mails podem ser enviados para o endereço registrado para atualizar o progresso ou para permitir que desenvolvedores para obter informações adicionais sobre o erro.