Evitando perturbações e crimes na Internet

Com frequência, mensagens eletrônicas carregam vírus ou atalhos para sites fraudulentos. É importante saber lidar com essas mensagens, a fim de evitar que o computador ou suas informações pessoais sejam comprometidas ou mal utilizadas.

Geralmente essa mensagens são enviadas por desconhecidos. Entretanto, algumas vezes esse tipo de e-mail parece ser de algum conhecido confiável, mesmo que esta pessoa não tenha enviado. É possível incluir um remetente falso em e-mails

E-mails não solicitados são classificados geralmente como:

  • E-mails de spam é aqueles com ofertas e serviços de produtos que nunca foram solicitados.

  • E-mails de scam é aqueles que solicitam ajuda em troca de dinheiro

  • E-mails de phishing são aqueles que se fazem passar por bancos, ou outros serviços online, e solicitam dados pessoais, dados financeiros, ou senhas.

Abaixo seguem algumas dicas para manter a segurança on-line:

  • Nunca responda a um e-mail não solicitado, ou clique em um de seus atalhos. Fazendo isso, você evita que mais e-mails não solicitados lhe sejam enviados.

  • Nunca clique em links de e-mails que levam a sites pedindo senhas ou informações semelhantes. É possível que o texto do link mostre um endereço, mas ao clicar irá para outro endereço (possivelmente perigoso). Ao invés de clicar em um link provavelmente enganoso, digite o endereço no seu navegador.

  • Ao visitar sites que pedem informações financeiras, certifique-se que é seguro. Konqueror e Firefox são dois navegadores comumente usados no Kubuntu. Ambos têm duas áreas que indicam se a página é segura. Em páginas seguras, a barra de endereços terá um fundo amarelo e o símbolo de um cadeado do lado direito do endereço. A segunda área é a barra de status localizada na parte inferior direita da janela do navegador. Se a página for segura, o ícone de um cadeado aparecerá nessa área. Clicando em cada um dos símbolos exibirá uma janela que explica o tipo de licença e segurança da página.

  • Somente baixe e execute programas de fontes confiáveis. Por padrão, os programas só podem ser baixados diretamente do Ubuntu.