Quando carregar no botão da barra de ferramentas para iniciar um documento novo, irá aparecer uma janela que lhe perguntará o tipo de modelo que gostaria de usar para escrever o seu documento. As escolhas por omissão são:
Documento vazio
Carta
Livro
Artigo
Relatório
Se tiver seleccionado um Documento vazio, poderá tanto começar a escrever um documento do zero como poderá usar o assistente para iniciar rapidamente um documento novo (veja em “Assistente de Arranque Rápido”).
Os utilizadores frequentes do LATEX usam tipicamente o mesmo preâmbulo para quase todos os documentos que usam. Os modelos poderão ser criados, gravados e carregados no Kile para tornar mais fácil o início de um documento novo.
Para criar um modelo novo, você precisa de abrir primeiro um ficheiro TEX / LATEX ou criar um ficheiro por si só. O Kile poderá gerar um modelo a partir de um documento existente se abrir o documento desejado e seleccionar a opção ->.
Ao criar um novo documento através da selecção de um modelo na opção ->, certas combinações de caracteres serão substituídas por alguns dados como o seu nome ou a codificação que estiver a usar. Estas variáveis poderão ser configuradas em ->.
Ao desenhar o seu próprio modelo, é útil saber quais as combinações de caracteres que são substituídas por determinadas variáveis-modelo:
$$AUTHOR$$
: Este texto será substituído pela variável do autor.
$$DOCUMENTCLASSOPTIONS$$
: Este texto será substituído pela variável das opções do 'documentclass' (classe do documento). Tipicamente é usado da seguinte forma: \documentclass[$$DOCUMENTCLASSOPTIONS$$]{article}
.
$$INPUTENCODING$$
: Se a variável da codificação de entrada estiver configurada, por exemplo, como latin1
este texto será substituído por \input[latin1]{inputenc}
.
A forma mais simples de criar um novo modelo é iniciar o assistente e adicionar então os comandos no editor. Logo que tenha o seu documento configurado da forma que desejar:
Grave o seu ficheiro;
Vá a ;
Escolha ;
Efectue quaisquer correcçṍes necessárias ao modelo;
Indique um nome para o novo modelo;
Carregue em para adicionar o seu modelo ao menu.
Da próxima vez que iniciar um documento novo, será então capaz de escolher o seu modelo personalizado em vez dos modelos predefinidos.
Um modelo poderá ser criado a partir de qualquer ficheiro em LATEX. Se estiver à procura de uma forma simples de configurar um modelo, procure um modelo na Internet e siga os mesmos passos indicados em “Criar Modelo utilizando o Assistente”.
Por exemplo, poderá querer criar um poster completo em A0. Estes posters são normalmente vistos nas conferências científicas e o LATEX ajudá-lo-á a criar um poster bonito e interessante. Poderá obter um modelo para os posters em A0 na página pessoal de Jonathan Marchini, mas existem muitas mais disponíveis. Lembre-se que irá necessitar do pacote a0poster
, o qual não está normalmente incluído numa distribuição normal do teTEX, por isso terá de o obter e copiar para uma pasta do TEX, como por exemplo a /usr/share/texmf/tex/latex/a0poster/
e executar o texhash
para que o LATEX saiba que este existe. Não se esqueça de alterar as permissões do ficheiro para que toda a gente o possa ler.