O assistente incoporado no Kile é uma funcionalidade útil para começar a criar rapidamente documentos no Kile. A selecção do assistente no menu dá-lhe várias opções para a criação do seu documento: artigo, livro, carta, relatório ou vazio. Poderá também indicar algumas opções relacionadas com o documento logo à partida.
Opções do assistente:
A Classe do Documento: escolha o tipo do documento que deseja criar: artigo, carta, relatório livro ou outro tipo personalizado.
Tamanho da Letra: indique ao Kile qual o tamanho de letra que irá usar.
Tamanho do Papel: escolha o tamanho ou o estilo das folhas.
Codificação: você irá querer usar normalmente as codificações Latin 1 ou Utf-8, para lhe permitir introduzir directamente palavras do tipo naïveté
e não através da ASCII-ficação na\"\ivet\'e
; contudo, existem muitas mais opções disponíveis, como o Latin 5 para o Turco.
Nome do autor: coloque aqui o seu nome.
Título do Documento: adicione aqui o título do seu documento.
Outras opções: isto permite-lhe definir mais opções como a impressão, os rascunhos, entre outras.
Os modelos predefinidos no Kile são:
Document vazio: os verdadeiros homens começam do zero!
Artigo: define o formato do artigo para um documento que seja curto o suficiente para não ser dividido em capítulos.
Relatório: define o formato de relatório para um documento de tamanho médio com, por exemplo, a numeração das páginas no extremo exterior da página.
Livro: define o formato de um livro, uma variante completa, tão poderosa que é usada para escrever vários textos de livros universitários.
Carta: define o formato de carta, o qual poderá fazer todas aquelas indentações estranhas que, de facto, ninguém se lembra de facto.
Os utilizadores novos não precisam de se preocupar. Esta lista é apenas uma breve descrição das funcionalidades, e será dada mais alguma atenção para completar estas tarefas em detalhe na secção de Capítulo 3, Arranque Rápido.
O Kile é semelhante aos programas que lidam com o código-fonte e com a edição e irá automaticamente realçar os comandos, opções e itens que são usados e abusados. O Kile torna assim possível a localização de áreas problemáticas com facilidade: por exemplo, se você ver as área de texto principais a ficarem verdes, provavelmente será porque se esqueceu de fechar um ambiente 'math' algures; irira então ver quão horrível o ficheiro iria ficar, mas o realce realmente poupa-lhe tempo e frustrações.
A completação automática de ambientes significa que, quando você começar um novo ambiente com o comando \begin{ambiente}
, o Kile irá inserir automaticamente um \end{ambiente}
, com uma linha enrte eles para o seu texto. Você poderá, obviamente, desactivar esta opção se quiser na janela em ->+LaTeX.
Todos os documentos estão normalmente estruturados numa hierarquia de algum tipo. O LATEX permite-lhe repartir os documentos na hierarquia seguinte (sendo o 'part' o mais elevado na hierarquia e o 'subparagraph' o mais baixo):
\part
\chapter
\section
\subsection
\subsubsection
\paragraph
\subparagraph
Ao ver um documento na área de Estrutura, poderá saltar entre elementos ao carregar no elemento que deseja ver.
Ao criar o seu próprio ficheiro de LATEX, a pesquisa inversa poderá ser bastante útil. Logo que tenha criado um ficheiro DVI (DeVice Independent File - Ficheiro Independente do Dispositivo), ao carregar com o botão do meio no visualizador do DVI, o Kile irá saltar para a linha correspondente no ficheiro de código em LATEX.
Um ficheiro DVI é um tipo de ficheiro que contém uma descrição de um documento formatado, em conjunto com outras informações, incluindo o tipo de letra do texto e é o resultado normal do TEX ou do LATEX. Existe uma quantidade de utilitários para ver e imprimir os ficheiros DVI nos vários sistemas e dispositivos. Um ficheiro DVI é também conhecido às vezes como um meta-ficheiro.
Ao usar a pesquisa inversa, a selecção dos itens no ficheiro DVI está associada com o editor, por isso, quando carregar no ficheiro DVI, a janela principal salta para a secção correspondente de código em LATEX do editor. A pesquisa normal é o oposto disto. A pesquisa normal permitir-lhe-á carregar numa dada secção de texto no código de LATEX, saltando para a posição associada na janela do visualizador de DVIs.