O sistema de formatação LATEX é semelhante a outras linguagens de formatação como o XML, que é usado para vários tipos de documentos (incluindo o que você está a ler) ou o HTML, usado para as páginas Web. A ideia geral tem a ver com a utilização de palavras-chave especiais chamadas marcas ou tags, que dizem a um programa (um processador de texto, um navegador na Web ou o compilador do Kile) como apresentar o texto. O Kile oferece-lhe um conjunto razoável destas marcas no menu .
Embora se tente dar ao utilizador uma boa ideia do que é o LATEX, este não é o Livro Definitivo sobre o LATEX. Se quiser aprender bem o LATEX, poderá querer adquirar um livro na sua biblioteca. O escritor tem tido uma boa experiência com o A Guide to LATEX do H. Kopka e P. W. Daly, e continua a tê-lo na prateleira.
Como outras linguagens de formatação, o LATEX contém um preêmbulo, que define comandos globais como o tamanho do papel, a numeração das páginas e um conteúdo ou corpo, que contém o texto; o preâmbulo contém pelo menos o comando \documentclass
e antecede o corpo do documento, que começa com o comando \begin{document}
e é, previsivelmente, terminado pelo comando \end{document}
.