Todas as configurações e preferências no Linux são guardadas em ficheiros de texto. Apesar da maioria poder ser editada através do interface gráfico, pode ocasionalmente necessitar de editar as configurações manualmente. Kate é o editor do Kubuntu por defeito, e pode ser corrido indo a → → .
Por vezes neste guia, o Kate é executado a partir da linha de comandos utilizando kdesu, visto que a maior parte dos ficheiros de configuração necessitam de privilégios administrativos para serem alterados. Recomenda-se que também use kdesu da linha de comandos quando usado neste guia.
Se necessitar de utilizar um editor de texto a partir da linha de comandos, pode utilizar o nano, que é um editor de texto simples. Quando o executar da linha de comandos, use sempre o comando seguinte, que assegura que o editor não introduz quebras de linha:
nano -w
Para mais informação sobre como usar o nano, leia o guia no wiki
Também existem alguns outros editores para consola disponíveis no Kubuntu, os mais populares incluem oVIM e o Emacs (os prós e contras de cada um são causa de muitos debates amigáveis na comunidade Linux). Estes são frequentemente mais complexos de usar que o nano, mas também são mais poderosos.