WiFi
Anterior
Próximo

WiFi

Wireless networking has gotten better with Kubuntu 8.04, however there are still problems for users who do not have a card supported natively. If you have not purchased a wireless card yet, please take a look at the supported hardware at https://help.ubuntu.com/community/WifiDocs/WirelessCardsSupported.

Como faço para....

...verifico a funcionalidade da minha placa wireless?

Se a sua placa foi detectada, a aplicação Gestor de Redes KDE deverá ter uma entrada na sua lista referente à sua placa. Pode tentar conectar-se à sua rede wireless clicando no ícone do Sys Tray e seleccionando a sua rede wireless. Se conseguir navegar nessa rede via um web browser, está conectado a internet.

...encriptação configurada como WEP ou WPA

Com o Gestor de Redes KDE pode simplesmente clicar no ícone da aplicação no Sys Tray, e seleccionar a rede a que se deseja conectar. Quando uma rede é seleccionada, se possuir encriptação, surgirá uma janela para introduzir informação. Uma vez inserida, esta informação é guardada no utilitário KWallet. Assim torna-se possível futuras conexões recorrendo somente à inserção da password do KWallet.

...verifico se possuo conexão à internet?

Abra a aplicação Konqueror, e tente navegar em Konqueror. Se conseguir, tem uma ligação de internet inteiramente funcional.

If the above did not work, open up Konsole (KMenuSystemKonsole - Terminal Program) and type ping gateway_ip_address (substitude gateway_ip_address by the ip address of your gateway. This address is usually 192.168.1.1, but may vary depending on the nature of your network). If you are able to ping your gateway, then the DNS on your computer is not working correctly. If you are not able to ping the gateway, then you do not have a proper internet connection.

...como descobrir qual a placa wireless do meu sistema?

KInfoCenter: (KMenuSistemaKInfoCenter - Centro de Informação) Uma utilidade para o KDE, que forneçe informação sobre o seu sistema. Uma vez aberta a aplicação KInfoCenter, seleccione a secção PCI na janela. Assim surgirá toda a informação referente ao sub-sistema PCI da sua máquina. Deslize através da barra de scroll até encontrar Controlador de Rede:. Aqui estará a informação referente à placa wireless instalada.

Linha de Comandos: (KMenuSistemaKonsole - Terminal ). Esta acção irá abrir a aplicação Konsole, que providencia-lhe uma linda de comandos. Nesta introduza, lspci e pressione Enter. Localize a linha com Controlador de Rede: onde será mostrada a informação a respeito da placa wireless instalada.

...obter ajuda para a minha placa wireless?

É recomendado que use uma outra conexão para conectar-se à internet e informe-se nos diversos tópicos disponíveis a respeito das conexões wireless. As seguintes fontes são apenas algumas das que deve rever.

...como colocar placas de rede Broadcom a funcionar?

O suporte para as placas Broadcom existe desde a versão 2.6.17 do kernel. Isto implica que existem algumas placas Broadcom que funcionam de imediato, contudo existem muitas que ainda não têm esse perfil de instalação. Se a sua placa Broadcom não tiver funcionamento imediato, possui duas opções: bcm43xx-fwcutter ou NdisWrapper.

Apenas algumas placas funcionam utilizando o utilitário bcm43xx-fwcutter. Para ter acesso à lista de placas funcionais com bcm43xx-fwcutter actualmente por favor consulte http://bcm43xx.berlios.de/?go=devices. Se a sua placa não se encontra neste grupo então o uso do NdisWrapper é aconselhável. Para mais informação a respeito da configuração da sua placa wireless com o bcm43xx-fwcutter por favor consulte “Broadcom”e para configurações com o NdisWrapper consulte “NdisWrapper”.

NdisWrapper

Linha de Comandos de uso Intensivo

A configuração da aplicação NdisWrapper é intensiva em termos de Linha de Comandos. Não existe atê este momento clientes gráficos para efectuarem o processo de configuração. Apesar da sua orientação para linha de comandos, as instruções são fáceis de seguir.

Plataformas de Hardware

Este método é suporte somente pelas plataformas Intel e AMD. Utilizadores de modelos mais antigos de iBooks e Powerbooks não podem recorrer a este método. Contudo os iBooks baseados em Intel já possuem capacidade de recorrer a este método.

A aplicação NdisWrapper é considerada a aplicação com mais sucesso funcional, ao nível de placas wireless na plataforma Linux. Uma grande percentagem de adaptadores wireless que não são suportados nativamente ou com outros utilitários obtém suporte com o NdisWrapper. Instale o NdisWrapper utilizando o Adept. Se não está a vontade com os processos de instalação de software é aconselhável que aceda ao documento Adding Applications.

Uma vez instalado o NdisWrapper, obtenha os drivers windows num CD ou na internet. Drivers preferidos são os utilizados no windows XP, contudo os drivers do windows 2000 normalmente funcionam também. Uma vez em posse dos drivers faça uma cópia para o seu sistema. Em alguns casos poderá ter os drivers num ficheiro driver.zip ou em driver.exe. Se estiver em driver.zip descomprima-o clicando com o botão direito em cima do ficheiros e seleccione a opção Extrair. Se o ficheiro tem extensão .exe, instale a aplicação cabextract e abra uma Konsole navegando até ao directório onde se encontra o exe. Uma vez ai, digite cabextract filename.exe. Isto vai extrair o ficheiro para o directório em que se encontra. O driver vai encontrar-se no formato .inf, então somente terá de digitar userinput>sudo ndiswrapper -i filename.inf

Se tudo correu como esperado então a etapa final é a de carregar o módulo do NdisWrapper por defeito. Para executar esta operação simplesmente digite sudo sh -c "echo ndiswrapper >> /etc/modules" e pressione Enter. Isto irá arrancar automaticamente o NdisWrapper na sequência de arranque.

Se algo falhou, o problema poderá não ser do NdisWrapper mas do KNetworkManager. Para verificar se foi o KNetworkManager que falhou, simplesmente clique no ícone do Sys Tray e seleccione Sair. Com a aplicação encerrada diriga-se à consola e digite sudo modprobe -r ndiswrapper && sudo modprobe ndiswrapper e pressione Enter. Isto irá descarregar o NdisWrapper e depois carregue-o novamente. Depois de o recarregar teste a conexão à internet novamente.

Broadcom

Desde de o lançamento do 6.10 (Edgy Eft) , o kernel recebeu suporte para placas Broadcom utilizando o utilitário bcm43xx-fwcutter. Actualmente não existem muitas placas suportadas, contudo o desenvolvimento continua. Para ver se a placa é suportada por favor consulte a lista em http://bcm43xx.berlios.de/?go=devices. Se o seu cartão não estiver incluído, por favor veja “NdisWrapper”.

Para começar, a primeira coisa a fazer é instalar bcm43xx-fwcutter. Para mais informação na instalação de aplicações extra por favor veja ulink url="help:/kubuntu/add-applications/">Adicionando Aplicações

Uma vez instalado o bcm43xx-fwcutter pode ler uma série de links de vários controladores para o seu dispositivo Broadcom. Para fazer isto abra a Konsole (KMenuSistemaKonsole - Terminal Program) e insira aqui zless /usr/share/doc/bcm43xx-fwcutter/README.gz e pressione Enter. Terá a possibilidade de escolher um controlador, CD de controlador, ou website do fabricante dessa lista. O ficheiro em que está interessado em usar é bcwl5.sys. Se os drivers estão num ficheiro .zip necessita de instalar o Cabextract. Com o Cabextract. na linha de comandos localize o directório para onde descarregou ou copiou o ficheiro para. Uma vez ai insira cabextract filename.exe e pressione Enter. Isto irá extrair o ficheiro no directŕio onde se encontra.

Agora que os ficheiros do controlador estão extraídos, navegue com o Konsole até ao directório onde estão os ficheiros do dispositivo. Em seguida use o utilitário bcm43xx-fwcutter para instalar os controladores. Para faze-lo, no terminal escreva sudo bcm43xx-fwcutter -w /lib/firmware/$(uname -r) bcwl5.sys. Poderá receber alguns avisos, nada preocupantes. Se não funcionar, irá fornecer um erro que diz ou que o controlador não é suportado ou é muito antigo. Neste caso repita este passo usando um dos controladores na lista no ficheiro README.gz mostrado acima. Se continuar a ter problemas, conecte-se a internet por outra fonte e consulte os seguintes sites:

Se continuar com questões com o carregamento dos controladores, será melhor usar então o utilitário NdisWrapper.

Agora que já passamos pelo processo de instalação do controlador sem erros de maior, o próximo passo será o de carregar o novo módulo criado no passo anterior. Na linha de comandos insira sudo modprobe bcm43xx e pressione Enter. Para verificar o correcto carregamento e funcionalidade, na linha de comandos insira iwconfig e pressione Enter. Se trabalhar deverá retornar o nome da interface como ethX em que o X é o número do dispositivo. Na maioria dos casos deverá ser eth1 se tiver um dispositivo de rede CAT-5 devidamente instalado e configurado. Para verificar se o seu dispositivo pode pesquisar, na linha de comandos insira sudo iwlist ethX scan e pressione Enter. Não se preocupe se for reportado não foram encontradas redes pois a sua conexão poderá estar ainda em funcionamento. Teste e verifique que consegue conectar-se a sua rede e à internet. Se tudo funcionou então deverá adicionar o módulo para que ele carregue no arranque. Para faze-lo, na linha de comandos insira sudo sh -c "echo bcm43xx >> /etc/modules" e pressione Enter.

Anterior
Próximo
Início