Redes no Kubuntu ficaram muitos mais fáceis para todos. Os dias de configurar opções pela linha de comandos estão quase ultrapadassados por completo. A maioria dos utilizadores não terá de utilizar a linha de comandos para configurar as opções de rede por forma a partilhar ficheiros entre PCs ou para obter acesso à Internet. Existe uma minoria que poderá estar a utilizar hardware que ainda não é certificado para Linux. Para esses, existe a possibilidade de efectuar alterações na linha de comandos.
New in Kubuntu 8.04 is KNetworkManager. KNetworkManager makes connecting and managing your connections a snap. Whether you are using a wired (Ethernet) connection or a wireless connection, KNetworkManager can monitor for connects and disconnects, locates wireless access points, and manages your wireless encryption (see “KNetworkManager”).
Alguns utilizadores vão querer fazer mais do que navegar na Internet ou ler Email, tal como partilhar ficheiros entre um PC Windows ou um Mac. Configurar o Kubuntu numa rede Windows é uma tarefa muito simples e no máximo irá requerir um uso muito ligeiro da linha de comandos.
Se tiver dificuldades em ligar-se à sua rede ou à Internet, a primeira coisa que deve fazer é identificar o modelo do dispositivo de rede que está a utilizar. Infelizmente, terá que utilizar a linha de comandos. Para invocar a linha de comandos no Kubuntu, pressione Alt+Espaço. Isto irá abrir uma janela chamada Katapult. Digite a palavra konsole
e carregue em Enter. Depois de Konsole se iniciar, verá algo do género nomedoutilizador@nomedocomputador:~$
. É aí que terá de digitar lspci
e carregar em Enter. Localize a informação sobre o seu hardware de rede. Irá necessitar dessa informação mais adiante, especialmente se possuir uma placa de rede sem fios.