Trabalhar com a linha de comando não uma tarefa tão assustadora como você pensa. Não há nenhum conhecimento especial necessário para usar a linha de comando porque é um programa como qualquer outro. A maioria das coisas em Linux podem ser feitas usando a linha de comando. Embora haja ferramentas gráficas para a maioria dos programas, às vezes eles não são suficientes. É aí que a linha de comando fica útil.
O terminal é chamado frequentemente de linha de comando ou shell. Até pouco tempo, esta era a maneira que o usuário interagia com o computador; entretanto, os usuários de Linux viram que o uso do shell pode ser mais rápido do que um método gráfico e que ainda merece algum mérito hoje. Aqui você aprenderá como usar o terminal.
O uso original do terminal era como um navegador de arquivos, e ainda é usado certamente usado como um navegador de arquivos. Você pode usar o terminal como um navegador de arquivos e reverter as mudanças que foram feitas.
O aplicativo ls (LiStar) lista arquivos em cores diferentes e texto adequadamente formatado.
O comando mkdir (MaKeDIRectory) criará um diretório.
O comando cd (Change Directory) mudará do seu diretório atual para qualquer diretório especificado por você.
O comando cp (CoPy) copiará aquivos que você especificar. O comando cp -r copiará diretórios especificados por você.
O comando rm (ReMove) apagará arquivos especificados por você. O comando rm -r deletará diretórios especificados por você, e todo o seu conteúdo.
O comando mv (MoVe) irá mover/renomear arquivos ou diretórios que você especificar.
O comando locate procura por nomes de arquivos que você especificar. Ele usa um índice dos arquivos em seu sistema para operar mais rápido. Para atualizar este índice, execute o comando sudo updatedb. Este comando é executado automaticamente a cada dia se você deixa o seu computador ligado. É preciso executá-lo com privilégios administrativos (veja “Root E Sudo”).
Você pode também usar coringas para combinar com um ou mais arquivos, tal como "*" (para todos arquivos) ou "?" (para combinar um caractere).
O método usual acesso a linha de comando no kubuntu é através do iniciar um terminal (veja “Iniciando o Terminal” abaixo), contudo, algumas vezes é útil comutar para o console real:
Use o atalho de teclado Ctrl+Alt+F1 para mudar para o primeiro console.
Para alternar de volta ao modo Desktop, use as teclas de atalho Ctrl+Alt+F7 .
Existem seis consoles disponíveis. Cada um é acessado com as teclas de atalho Ctrl+Alt+F1 até Ctrl+Alt+F6.