Por favor consulte https://help.ubuntu.com/community/ADSLPPPoE para mais informação se encontrar problemas com os procedimentos a seguir.
Abra a Konsole atravês do → → .
Na linha de comandos tecle sudo pppoeconf
e pressione Enter.
Um programa com menus de texto irá conduzi-lo atravês dos próximos passos, que passam:
Confirme que a sua placa de rede é detectada.
Entre o username fornecido pelo ISP.
Introduza a palavra-passe fornecida pelo seu ISP..
Se já possui uma ligação PPPoE configurada, será-lhe questionado se a ligação existente pode ser modificada.
Quando questionado nas opções se deseja noauth
e defaultroute
com a remoção da opção nodetach
escolha Sim.
Quando questionado se deseja usar peer DNS
, escolha choose Sim.
Quando questionado se deseja usar MSS Limitado
, escolha choose Sim.
Quando perguntado se deseja fazer a sua conexão no arranque, seleccione Sim para activar uma conexão ao arranque ou YNão para executar uma conexão manual.
Quando perguntado se deseja conectar imediatamente, seleccione a sua resposta apropriada.
Para iniciar a sua conexão ADSL a pedido insira pon
dsl-provider
e pressione Enter.
Para parar a sua conexão ADSL a pedido insira poff
dsl-provider
e pressione Enter.
Devido a situações como essas com um Winmodem, a instalação e a configuração de um modem USBADSL poderá exigir procedimentos extensos dependendo do tipo de modem. Para mais informação para a instalação, por favor veja https://help.ubuntu.com/community/UsbAdslModem. Claramente irá precisar de arranjar outras formas de conectar-se para rever esta documentação.
Muitas pessoas ainda acedem à Internet via um modem dial-up. Ecistem dois tipos de modems dial-up em uso.
Modem por software, também conhecidos por Winmodems, são normalmente parte do sistema em si seja um desktop ou um portátil. Estes modems estão normalmente conectados por uma porta PCI no interior do computador ou uma porta USB fora do computador. Existem ainda alguns modems destes que não são suportados pelo Linux devido ao tipo de controlador binário ou firmware que usa. Winmodems são também conhecidos como Linmodems.
Modems Hardware, ou modems verdadeiros, estão normalmente conectados à porta de série do computador e processa os sinais crus do modem de forma diferente de um Winmodem. Estes tipos de modems tornaram-se raros contudo ainda são o tipo de modem mais suportado em Linux pois na maioria dos casos não necessitam de um controlador especial.
As seguintes secções irão fornecer informação na instalação e configuração do seu modem. A última secção irá providenciar informação na configuração da conexão dial-up (ver “Configuração á Internet por Dial-up”).
Infelizmente devido ao número de diferentes tipos de chipsets e o trabalho envolvido na instalação e configuração de um Winmodem será difícil de documentar numa só localização. Contudo, existem já documentos por ai que podem ajuda-lo no sucesso da instalação do seu Winmodem no Kubuntu. Nem todos os Winmodem são possíveis de instalar, mas existem utilitários que o podem ajudar em colocar um Winmodem com suporte a funcionar. Os links abaixo serão, esperemos, capazes de fornecer a informação que necessita para tornar funcional o seu Winmodem
http://www.linmodems.org/ - Este site é a principal fonte de informação para instalar e colocar em funcionamento Winmodems ou Linmodems em Linux.
http://132.68.73.235/linmodems/index.html#scanmodem - Este site fornce informação útil para o utilitário scanModem. Este utilitário não irá só detectar o seu Winmodem, mas também fornecer informação no tipo de suporte adequado para o seu dispositivo.
https://help.ubuntu.com/community/DialupModemHowto/ScanModem - Documentação da Comunidade Ubuntu na utilização do scanModem, utilitário dentro do Ubuntu e Kubuntu.
https://help.ubuntu.com/community/DialupModemHowto - Documentação da Comunidade Ubuntu sobre informação em geral a respeito de modem dial-up. É um bom ponto de partida para sistemas Ubuntu e Kubuntu.
http://start.at/modem - Winmodems não é um site que contenha uma informação muito abrangente a respeito do suporte o para Winmodems. Use-o para verificar o suporte do seu modem, ou pesquise a lista antes de tentar instalar um dispositivo que não é suportado.
Unlike software modems, or Winmodems, hardware modems do not need special
software drivers. If your modem connects to your PC via the
serial port, then you are in fact using a hardware modem. In order to configure
your modem, you need to know which COM port, or serial port,
you are using. The typical structure for COM devices is
/dev/ttySx
, where x is one less than the
COM port number. For instance, if you plug your modem into
COM port 1, then you would use the
/dev/ttyS0
device. Port 2 would be
/dev/ttyS1
and so on.
Existem algumas formas de conseguir colocar a sua ligação dial-up a funcionar com a Internet.
KPPP - o telefone e o front end para o pppd que permite geração interactiva de scripts e criação de rede. Esta é a aplicação de eleição para o Kubuntu para modems dial-up. Para mais informação de como configurar o KPPP, consulte The KPPP Handbook.
WvDial - A aplicação Linha de linah de comandos para modems dial-up. Este utilitário é quase tão antigo como o próprio Linux. O seguinte é um simples guia passo a passo para usar o WvDial. Note que o WvDial requer um uso da linha de comandos intensivo.
Abra a Konsole atravês do → → .
Na linha de comandos, insira sudo wvdialconf
/etc/wvdial.conf
e pressione Enter.
Se está a ver o seguinte erro, então o seu modem não é suportado, para uso ou não está propriamente configurado.
Editando `/etc/wvdial.conf'. A procurar por um modem nas portas de série. procurando modem na porta<*1>: S0 S1 S2 S3 Desculpe, não foi detectado um modem! Está a ser usado por outro programa? O terá configurado bém com o setserial? Por favor leia as FAQ em http://open.nit.ca/wiki/?WvDial Se continua a ter problemas, envie um e- mail para <wvdial-list@lists.nit.ca>.
Se não recebeu a mensagem de erro anterior então pode seguir e terminar a configuração através da edição do ficheiro de configuração /etc/wvdial.conf
. Para faze-lo pressione Alt+F2,e insira kdesu kwrite /etc/wvdial.conf
pressionando o botão OK.
Após abrir o ficheiro wvdial.conf
, insira a informação necessária referente ao seu ISP. Outras opções poderão ser necessárias de forma a colocar o seu Winmodem a funcionar correctamente. Esta informação está disponível em Linmodems ou se enviar um mail para a mailing-list deles, a informação por eles fornecida ajudará na sua configuração. Pode também inserir man
wvdial.conf
na linha de comandos para mais informação.
Salve e encerre o ficheiro de configuração /etc/wvdial.conf
.
Na linha de comandos, tente ligar para fora inserindo userinput>sudo wvdial
pppconfig is another command line option used to manage dial-up connections. This setup is not the easiest to configure, however it is a very flexible application. The pon and poff dial and hang-up when using the pppconfig utility.
Se está interessado em utilizar este utilitário por favor veja wiki topic for pppconfig.